quarta-feira, 5 de março de 2014

O Brincar como aprendizagem


Olá pessoal, vamos falar aqui mais um pouquinho do Brincar, que é visto na maioria das vezes como "preguiça de ensinar" por parte dos professores, mas o que já podemos ver um pouco, a partir dos posts abaixo é o que o brincar é bastante importante para o desenvolvimento da criança, mas e porque?

O brincar é importante no processo de aprendizagem da criança porque quando elas brincam desenvolvem a coordenação motora e a atenção, levanta hipóteses e resolvem problemas, aguçam a sua vontade de leitura e escrita, além de vivenciar comportamentos cooperativos.

 Quando o brincar é aprender?

 Quando a criança sente o prazer da ação, quando há vivência das dimensões psiquicas das crianças em relação com o mundo, quando a criança vive o prazer  de  projetar-se  no mundo em uma  dinâmic a      interna   que   promove      a       evolução     e       a     maturação      psicomotora     e psicologica      da       criança.
As      vezes     não    acreditamos     mas      a       brincadeira     é  uma      valiosa      oportunidade     de    aprender  a     conviver    com    pessoas   diferentes,  de  compartilhar  idéias,  regras,  objetos  e  brinquedos  superando     progressivamente       o         seu       egocentrismo       característico.

Essas      discussõe  s       e          idéias        sobre      a       importância     do     brincar      para       a         aprendizagem       da      criança       pode      ser       ratificada    pelas       palavras     de      Vygotsky:

Vygotsky (1998) acentua o papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil, pois é brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos. 
Para Vygotsky (1998), a brincadeira, o jogo são atividades específicas da infância, na quais a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos, sendo uma atividade com contexto cultural e social. O autor relata sobre a zona de desenvolvimento proximal que é a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver, independentemente, um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema, sob a orientação de um adulto, ou de um companheiro mais capaz.
 
fonte:http://marianacalixtopedagoga.blogspot.com.br/

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