quinta-feira, 6 de março de 2014

Sugestões de Atividades IIº Semestre 2 anos - 2012









MAPA DE SUGESTÕES DE ATIVIDADES
II SEMESTRE/2012
2 ANOS


Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6HYIoZf8dJXrOqERoZlY3m3UBLN6AjKc_u-5AvCz8QpUcxmR48FjC07vdFndXuNCFcYl-H9YxjSjQcOARzVC7V4vCARFFuZzzV51EsymZZ-hFo-NJBx9O4e42cbCBVAQZ-mSfjtuA-QY/s1600/Palitos+C+%2528389%2529.jpg



Coordenadora Pedagógica: Alcina Lúcia Simões
Coordenação da Educação Infantil: Juliana Ferraz Telles



PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

v  Desenvolver a linguagem oral enriquecendo o vocabulário.
v  Desenvolver a atenção.
v  Estimular a imaginação.
v  Estimular a criatividade.
v  Desenvolver a linguagem oral
v  Desenvolver a coordenação motora ampla.
v  Estimular e desenvolver o raciocínio lógico.
v  Desenvolver a percepção do mundo que a cerca.
v  Promover o desenvolvimento de estruturas básicas para a formação dos esquemas de assimilação.
v  Trabalhar as características do dia e a noite, o símbolo que marca a presença do dia (sol), e da noite (lua e estrelas).
v  Identificar o que caracteriza a primavera.
v  Estimular a socialização.
v  Estimular o respeito e cuidados como os objetos produzidos individualmente e
         em grupo.

PSICOMOTRICIDADE

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

As sugestões abaixo são apenas descrição das atividades a serem desenvolvidas, use sua criatividade para tornar os exercícios psicomotores os mais desafiantes, interessantes e agradáveis possíveis para levar as crianças à realização dos mesmos de forma bastante prazerosa.

v  Conhecimento do corpo:
o   Reconhecer e nomear todas as partes do corpo (não esqueça detalhes como: sobrancelhas, cílios, narinas, joelhos, tornozelos, pulso, cotovelo, etc.)
o   Atender ordens: levantamento de braços ou pernas, (para cima, para baixo, mexer só a mão, só o braço, só a perna, só o pé, tocar os joelhos, as costas, o tornozelo etc.)
o   Relacionar o seu corpo com o meio ambiente: cabeça na mesa, em pé ao lado da cadeira, colocar as mãos nos braços do amigo, segurar o lápis com a mão direita e levantar o braço para o alto.
o   Relacionar dois ou mais objetos: guardar o lápis no estojo, colocar o caderno sobre a carteira etc.
o   Executar movimentos como: levantar, sentar, mexer os pés estando sentado, etc.

v  BRINCADEIRAS NA FRENTE DO ESPELHO

Todas as atividades devem ser feitas em frente ao espelho, sempre estimulando a observação.
Atividade 1
Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?

Atividade 2
Coloque músicas do cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas.
Atividade 3
Proponha agora a brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as pernas! Ajoelhar-se! A cada posição, estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.
Atividade 4
Para brincar com expressões faciais mostre cartazes com diversas fisionomias. Depois, sugira que às crianças façam caretas variadas.
Atividade 5
Hora do faz-de-conta: sugira que cada um escolhe se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.
v  Trabalhe músicas do cancioneiro popular que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas;
v  Na rodinha, questionar: O que é ser igual? O que é ser diferente? Realização da brincadeira do espelho: divisão da turma em duplas. As crianças terão que imitar umas às outras, uma dupla de cada vez, no centro da rodinha. A professora deve questionar a cada criança: O que você tem de igual ao seu colega? O que você tem de diferente? Incentive os pequenos a observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: “Veja a careta do...! Vamos fazer igual?”
v  Brincadeira túnel de sucata: as crianças devem passar pelo túnel feito com 10 caixas de papelão engatinhando ou se arrastando;
v  Brincadeira do túnel humano (como o da quadrilha), para tornar a brincadeira mais divertida, as crianças podem ir se abaixando aos poucos para dificultar a passagem. Estabeleça outras dificuldades, como passar no túnel andando de costas, de lado etc.
v  Utilizando de recursos de música, estórias e muito movimento levem-os a:
·         Reconhecer e nomear partes do corpo.
·         Atender ordens: levantamento de braços ou pernas, (para cima, para baixo, mexer só a mão, só o braço, só a perna, só o pé, tocar os joelhos, as costas, o tornozelo etc.)
·         Relacionar o seu corpo com o meio ambiente: cabeça na mesa, em pé ao lado da cadeira, colocar as mãos nos braços do amigo, segurar o lápis com a mão direita e levantar o braço para o alto.
·         Relacionar dois ou mais objetos: guardar o lápis no estojo, colocar o caderno em cima da carteira etc.
·         Executar movimentos como: levantar, sentar, mexer os pés estando sentado, etc.
·         Mexer a cabeça para frente e para trás.
·         Olhar para cima para baixo.
·         Inventar movimentos com a boca e com os olhos ao mesmo tempo.
·         Contar “estória” com interferência, durante a qual se solicita que a criança, toque determinada parte do corpo.
·         Cantar canções alusivas às partes do corpo, associando movimentos.
·         Usar jogos e brincadeiras que envolvam exercícios de marcha, deixando que a criança siga seu ritmo.
·         Andar imitando os animais: urso (pesadão) – gatinho – canguru – girafa (esticando o pescoço) etc.
·         Copiar posições da pro:
·         - de pé bem firme.
·         - sentados pernas esticadas.
·         - de pé braços levantados.
·         - sentados mãos na cabeça.
·         - sentados nariz no joelho.
v  Viver uma expressão corporal:
·         - Imitar um rosto feliz.
·         - Imitar uma criança que chora.
·         - Imitar alguém que está bravo.
·         - Imitar o amigo
v  Ampliação progressiva de destreza para colocar-se no espaço por meio de possibilidade constante de arrasta-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar, etc.
v  Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, movimentar-se, dançar, etc. para ampliar gradativamente. O conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
v  Ir de um ponto a outro da escola (banheiro-sala; sala-cozinha).
v  Rolar feito bastão, sem dobrar pernas nem braços, enrolando e desenrolando-se em um lençol.
v  Atividades de entrar e sair (dentro x fora) de objetos (pneus, caixas, salas...).
v  Construir chocalhos, enchendo de grãos, vasos e garrafas vazias (de plástico).

MOVIMENTOS COM A CABEÇA, OMBROS, BRAÇOS E PERNAS:
v  Mexer a cabeça para frente e para trás.
v  Olhar para cima para baixo, devagar e depressa.
v  Inventar movimentos com a boca e com os olhos ao mesmo tempo.
v  Contar “estória” com interferência, durante a qual se solicita que a criança toque
     determinada parte do corpo.
v  Cantar canções alusivas as partes do corpo, associando movimentos.
v  Usar jogos e brincadeiras que envolvam exercícios de marcha, deixando que a
     criança siga seu ritmo.
v  Andar sobre linhas desenhadas, retas e curvas:
v  Andar em volta do Recanto, com braços estendidos, equilibrando saquinhos ou
v  qualquer outra coisa nas costas das mãos.
v  Andar imitando os animais: urso (pesadão) – gatinho – canguru – girafa
v  (esticando o pescoço) etc.
v  Conte de 1 a 20 e peça para correrem sem sair do lugar.
v  Prepare um labirinto ou uma pista de obstáculos para uma corrida (os labirintos
    são importantíssimos para o desenvolvimento psicomotor).
v  Copiar posições da pro:
·         De pé bem firme.
·         Sentados pernas esticadas.
·          De pé braços levantados.
·         Sentados mãos na cabeça.
·          Sentados nariz no joelho.
·         Viver uma expressão corporal:
 Imitar um rosto feliz.Imitar uma criança que chora. Imitar alguém que está bravo.Imitar o amigo amuado.
v  Acesso a conjuntos de maquiagem, fantasias, roupas velhas de adultos, sapatos,
bijuterias para as brincadeiras do faz de conta.
v  Reconhecimento que ela própria é uma elemento no espaço, identificando sua posição ( fora, dentro, perto, longe, em cima, embaixo, ao lado) em relação a outros objetos.
v  Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado nas plantas dos pés com e sem ajuda.
v  Ampliação progressiva de destreza para colocar-se no espaço por meio de possibilidade constante de arrasta-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar, etc.
v  Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc. para ampliar gradativamente. o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
v  Situações que favoreçam o equilíbrio durante os variados ritmos de marcha.
v  Rolar feito bastão, sem dobrar pernas nem braços, enrolando e desenrolando-se em um lençol.
v  Atividades que proporcionem situações que a criança recoloque (em frente, atrás, de lado, etc.) em relação aos objetos.
v  Atividades de entrar e sair (dentro x fora) de objetos (pneus, caixas, salas...)
v  Jogos tipo a “toca do lobo”. Uma criança vai pegar as demais e prendê-las em sua toca (um círculo ou quadrado desenhado no chão com giz)
v  Desenhar formas no chão. Caminhar e deslizar objetos na fronteira das formas: o que separa o dentro e o fora da sala?
v  Construir chocalhos, enchendo de grãos, vasos e garrafas vazias (de plástico).
v  Através de brincadeiras e/ou dramatizações levar as crianças a obedecerem a ordens como: “subir na mesa, subir na cadeira, descer da cadeira, subir na caixa, passar entre as pernas de João,” etc.
EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO GUSTATIVA:
·         Experimentar coisas que tenham e que não tenham gosto.
·         Provar alimentos em diferentes temperaturas.
·         Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus.
·         Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.
·         Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores bem diferente: sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.
EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO OLFATIVA:
·         Experimentar coisas que têm e que não têm cheiro.
·         Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.
EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO AUDITIVA:
·         Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
·         Procurar a fonte de onde se origina determinado som.
·         Brincar de cobra cega.
·         Tocar instrumentos musicais.
EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS:
·         Inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
·         Inspirar e expirar pelo nariz.
·         Inspirar e expirar pela boca.
·         Inspirar, prender o ar por alguns momento, expirar.
·         Aprender a assoar o nariz, usando um lenço e tapando ora uma narina, ora outra.
EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO VISUAL:
v  Identificar o branco e o preto.
v  Reconhecer, entre muitos, objetos que têm as cores primárias - vermelho, azul e amarelo.
v  Agrupar objetos de acordo com suas cores.
v  Montar quebra-cabeças simples de 2 e 3 peças..
v  Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
v  Rasgar papéis com as mãos.
v  Amassar os papéis picados.
v  Confecção de colares com macarrão grosso.
v  Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
v  Massinhas de modelar.
v  Argila.
v  Brincar de faz-de-conta.
v  Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
v  Dançar.
v  Correr com e sem apoio.
v  Reconhecer e nomear partes do seu corpo.
v  Brincar com água, terra, argila, areia, barro.
v  Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
v  Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
v  Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções
folclóricas.
v  Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
v  Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas ou formando um túnel.
v  Andar para chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão,
etc.
v  Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa.
v  Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais.
v  Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenosobstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
v  Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
v  Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
v  Manipulação de material de sucata.
v  Pegar palito de dente ou fósforo e colocar dentro do potinho com furospequenos (uso dedo indicador e polegar) da mão dominante.
v  Trabalho com músicas que explorem o esquema corporal: Minha boneca de lata.
v  Conheço um jacaré. Cabeça ombro joelho e pé. Palminhas etc.;
v  Utilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que as crianças percebam a diferença de temperatura entre ambos;
v  Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar.

SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS

v  CORRIDA DOS SENTADOS-Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.
v  RODA-RODA- Podem brincar de 2 a 50 pessoas e a regra é sempre a mesma. Cada um pega no braço do outro e forma uma roda. Aí, todos deverão correr em sentido horário, ou seja, correrão rodando. Depois de alguns segundos, o mestre solta seus braços e todos cairão, provocando boas gargalhadas.
v  SALÃO DE BELEZA-Organize um cantinho de maquiagem com estojos de maquiagens, pentes e espelhos e deixe que as crianças se maquiem e penteiem. Depois, promova um desfile bem animado! É importante aproveitar este momento para trabalhar a auto-estima das crianças e os cuidados com a higiene pessoal;Trabalho com músicas que explorem o esquema corporal: Conheço um jacaré, Cabeça ombro joelho e pé, Palminhas etc.;
v  VASSOBOL - Dois rivais disputam para colocar a bola no gol adversário através de uma vassoura. Ganha quem fizer mais gols.
v  CIRCUITO- Monte um circuito com pneus velhos, escorregador, corda e tudo mais que a sua imaginação, o espaço e materiais permitirem. Enumere os circuitos de 1 a 10, de modo que as crianças sigam a seqüência, o objetivo desta brincadeira é desenvolver a percepção, concentração e coordenação.
v  O SALTO DO COELHINHO-Demarcar duas linhas. As crianças deverão saltar de uma linha para a outra, como se fossem coelhinhos. Aumentar a distância entre as linhas conforme forem conseguindo executar a tarefa
v  SALADA DE FRUTAS-Atividade externa cujo objetivo das equipes é conseguir
encontrar "frutinhas" para fazer sua salada de frutas.Dependendo da faixa etária, pode    se estabelecer uma ordem para a localização das frutas. Monitores espalhados pela área definida vão carimbar os cartões dos participantes com frutas conhecidas. Um monitor fantasiado de "Bigaton" (nome fantasia para o bichinho que apodrece as frutas) persegue as crianças para apodrecer as frutas já conquistadas, poderão ser passados conceitos de higiene pessoal e a importância da lavagem de frutas, legumes e verduras.
v  TOCA DO COELHO -Para a creche O número de círculos é igual ao de crianças. Cada uma se posiciona dentro de uma toca. Juntas, todas cantam o versinho "coelho sai da toca, um, dois, três!". No fim da frase, todos saem de seu círculo e procuram um novo o mais rápido que conseguirem. Nessa faixa etária, a simples troca de toca já é um desafio.
v  REGRAS DO LABIRINTO -Uma possibilidade é estabelecer um ponto no desenho, bem distante da criança, e pedir para que ela chegue até lá. O desafio é seguir apenas pelas linhas riscadas no chão.
v  REGRAS DO CIRCUITO-As crianças percorrem trilhas riscadas no chão pisando em linhas retas e curvas. A graça é variar os modos de completar os circuitos: caminhando depressa, pulando com os dois pés, andando de lado ou com as mãos dadas com um amigo.
v  REGRAS DO CARACOL- Uma por vez, as crianças saltam, de casa em casa, em direção ao centro do caracol, que é o céu. Chegando lá, descansam e voltam à primeira casa. Elas podem pular com os dois pés e, para isso, as casas são um pouco maiores do que as usadas com as turmas do pré. Não vale pisar nas linhas ou fora.
v  CORRIDA DE CAVALINHO -Fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
v  TODO MUNDO JUNTO- Coloque várias almofadas no chão formando um círculo (a quantidade varia conforme o número de alunos). Peça aos alunos para se movimentarem em roda, fora das almofadas. Enquanto isso coloque uma música bem animada para tocar. Quando a música parar, todos devem se sentar nas almofadas. Na próxima rodada uma almofada é retirada e a música é colocada novamente. Novamente, as crianças deverão se sentar quando ela parar. Na terceira rodada, tire mais uma almofada e repita o mesmo procedimento.   Como não caberão mais todas as crianças nas almofadas restantes, elas terão de se sentar no colo dos colegas. Para finalizar, deixe somente um colchonete e, quando a música parar, todos devem dar um jeito de se sentar.
VARIAÇÃO: você pode repetir esta brincadeira com folhas de jornal espalhadas em um espaço livre. Coloque uma música para as crianças andarem, desviando dos jornais. Quando o som parar, todos devem encostar uma parte do corpo solicitada por você em um jornal. A cada rodada retire uma folha até sobrar apenas uma (as crianças terão que encostar no mesmo jornal);
v  PIRULITO QUE BATE – BATE: Formação: Crianças em par, uma de frente para outra.  Desenvolvimento: Começam a cantar a música, batendo com as palmas das mãos seguindo o ritmo da música. Enquanto que uma bate com a mão esquerda outra bate coma mão na mão do amigo da frente vice versa.
          LETRA: Pirulito que bate, bate
                 Pirulito que já bateu
                 Quem gosta de mim é ele
            Quem gosta dele sou eu
FUNÇÃO SEMIÓTICA

v  Para que a linguagem se desenvolva converse com elas e deixe que elas tenham contato com outras crianças. Logo verá como falará mais e cada dia mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que as repita. Você verá que um dia elas já terão até mesmo decorado a historinha e quando você a contar ela a irá complementar.

v  Com brinquedos simples promova o desenvolvimento das criançasestimulado-as com questionamentos e brinquedos simples e aproveitando todo o material que faz parte do seu mundo tanto em casa como na escola. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” com essa indagação feitas sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajudaa aprenderem o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.

.                                     UTILIZAÇÃO DAS FICHAS DE LEITURA
v  Trabalhar as caixas de objetos e suas fichas, conforme orientação , questionando, fazendo relação,comparação. Correspondência entre: objeto e a ficha 1; ficha 1 X ficha 2; objeto X Ficha1 X ficha 2. 
v  Continuar trabalhando as fichas de leitura 1/2 vocabulário mínimo de 200 palavras (até o final do ano).
1ª FICHA – Esta ficha é a que representa o objeto através de um desenho. É o que chamamos de SIMBOLO.
2ªFICHA– Esta ficha é o início da passagem dos símbolos (foto, desenho) para os signos (palavras). Nesta ficha a palavra ainda não tem importância. Sua presença se deve apenas à necessidade de dar uma construção contínua a esta passagem.
Todos os dias devem ser apresentadas às crianças pelo menos dois objetos ou duas fichas SIMBOLO (ficha 1), na rodinha permitindo que todos vejam, pegue-os, manipule-os. Pergunte o que elas têm de IGUAL e DIFERENTE, procure deixar e estimule todas as crianças para que falem. Enumere as qualidades físicas dos objetos: cor, forma, textura, temperatura etc. Leve-os a verbalizarem ou fale conforme a orientação dada na reunião, a descrição do objeto, as suas funções (para que servem? Poderiam servir para outra coisa? Para quê?)
v  Não esqueça que brincar, observar e experimentar são atividades fundamentais, pois aprendemos a partir da experiência. Isso é válido não só para o período sensório motor (02 anos), mas também para todos os demais períodos do desenvolvimento da criança.
v  Brincar de venda. Com a ficha-símbolo, comprar a ficha-índice-signo (ou qualquer outro par de fichas de leitura).
v  Brincar de loja. Comprar os objetos com as fichas (primeiras etc.). Arrumar os objetos em diferentes lojas e as crianças, e com as suas fichas vão comprar, trocar etc.
v  Trocas. Trocar ficha 1 por ficha 2, trocar objeto por ficha etc.
v  Divida a turma em grupos e vá mostrando as fichas. Quem ler primeiro, fica com a ficha, até ver que grupo ficou com maior número de fichas.
v  Mostre as fichas e peça a cada criança dizer qual é o objeto. 
v  Esconder objetos de anteparos, deixando parte deles visíveis, e pedir que as crianças digam o que está escondido.
v  A pro mostra uma série de objetos, produz sons com eles. Depois as crianças, devem fechar os olhos (ou a pro coloca uma anteparo que as impeçam de ver os objetos). As crianças devem dizer qual objeto está produzindo determinado som.
v  A pro descreve um objeto com suas características e as crianças devem dizer qual é o objeto.
v  Trabalhar bastantes quebra-cabeças ( no inicio eles funcionam como símbolos que são reconstituídos pelos seus índices (borda, cor, parte da figura etc.). Comece com 2 ou 3 partes e vá aumente à proporção que fores vencendo o desafio de montar as partes dadas.                                                                                            
v  Conversar é a ordem para a pró neste período, falar muito... questionar muito... cantar muito... contar muitas “estórias”...estimular o falar para a ampliação do vocabulário e da formação de representações mentas e esquemas de assimilação.
v  Os verbos e os substantivos devem ser à base de todos os planos e explorados em todas as atividades inclusive não esquecer a sua colocação de forma bem clara e correta quando estiver falando com eles.
FALE SEMPRE COM O TOM DE VOZ MAIS PARA ALTO(não gritando) E BEM
COMPASSADO, NÃO ESQUEÇA QUE É TEMPO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
QUANTO MAIS PAUSADO E CLARO VOCÊ FALAR MAIS RÁPIDO ELAS FALARÃO.
·         Espalhar fotos das crianças pelo espaço e brincar com elas de encontrar. Pode-secantar uma canção simples como: Cadê o ..., cadê o ..., o ... Onde é que está?;
·         Jogos em que se utiliza uma forma de expressão e comunicação não convencional (por ex: mímica).
·         Músicas convencionais e ritmos expressivos representando oshábitos das crianças.
·         Reconhecimento de formas idênticas, (iguais) e diferentes.
·         Fazer um cartaz com Xerox repetidos e misturados das fotos de todas as crianças. Brincar com as crianças de cada uma encontrar as suas próprias fotos entre as demais;
·         Realize várias atividades e jogos de simbolização que leve as crianças a adquirirem o conhecimento das expressões lingüísticas utilizadas nas formas de cortesia como:


Olá!
Até logo!
Sim.
Não.
Bom dia!
Boa tarde!
Boa noite!
Como vai?
Por favor!
Obrigado!
Felicidades!
Como você se chama?
Quantos anos tem?
Posso brincar?
Até amanhã!
Boas férias!
Gosto de você!
Estou com xixi, cocô!
Estou com sede!
Estou com sono!
Quero água!
Quero leite!
Gosto!
Não gosto!
Estou com calor!
Estou com frio!
Desculpe
Posso ir ao banheiro?
Posso sair?
Posso entrar?



v  Realizar jogos de agilidade articulatória ( pode utilizar também o espelho).
v  Dizer rapidamente ou aos pouquinhos:
v  Grupos de consoantes de difícil articulação: CS, TS, PT, PR, TR.
v  Dizer sucessivamente palavras que comecem com um determinado som: rosa, rio, rã, relógio etc.
Esses exercícios abaixo constavam no último plano , mesmo que tenha trabalhado este ano continuem, pois, é a base do trabalho da Função Semiótica no período sensório motor, Crie novos estímulos para os mesmos exercícios.

v  EXERCÍCIOS FONOARTICULATÓRIOS:
            Fazer caretas que expressem tristeza, alegria, raiva, susto, etc.
           Assoprar apitos e língua de sogra.
           Fazer bolhas de sabão.
v  EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS:
o   Inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
o   Inspirar e expirar pelo nariz.
o   Inspirar e expirar pela boca.
o   Inspirar, prender o ar por alguns momentos, expirar.
o   Aprender a assuar o nariz, usando um lenço e tapando ora uma narina, ora outra.
v  EXERCÍCIOS DE EXPRESSÃO VERBAL E GESTUAL:
o   Contar o que vê em fotos ou gravuras, começar com gravuras que contenham poucos elementos.
o   Contar a história de seus próprios desenhos.
o   Brincar de "o que é o que é"? Uma criança diz: "É redonda, serve para jogar e para chutar". A respostaé: "Uma bola".
o   Imitar ondas do mar, mesa, animais, etc., somente com gestos.
o   Imitar algo, somente com gestos, para os colegas adivinharam o que é se for preciso, usar sons.
v  ATIVIDADES NA ÁREA DA PERCEPÇÃO
o   Apalpar sacos e pacotes com as mãos, a fim de adivinhar que objetos estão dentro.
o   Andar descalço em lama, água, areia, terra, madeira, contando depois o que sentiu.
o   Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de temperatura (quente, gelado, morno).
o   Manipular objetos de madeira para poder experimentar variações de tamanho (pequeno, médio, grande).
o   Experimentar coisas que tenham e não tenham gosto.
o   Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus.
o   Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.
o   Provar alimentos em diferentes temperaturas.
o   Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores bem diferentes: sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.
o   Experimentar coisas que tenham e não tenham cheiro.
o   Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.
o   Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
o   Procurar a fonte de onde se origina determinado som.
o   Tocar instrumentos musicais.
o   Identificar o branco e o preto.
o   Reconhecer, entre muitos, objetos que têm as cores primárias – vermelho, azul e amarelo.
o   Agrupar objetos de acordo com suas cores.
o   Agrupar objetos de acordo com suas formas.
o   Montar quebra-cabeças simples., começando com duas peças.
v  Desenvolver vocabulário e pensamento lógico, pedindo às crianças que respondam a perguntas como:
o   Quem trata dos nossos dentes quando doem?
o   Onde vende remédios?
o   Quem guia o caminhão?
o   Quem pesca o peixe?
o   Quem passa remédios, quando ficamos do- dói?
o   Onde guardamos nossa roupa?
o   Onde a mamãe faz a comida?
o   Onde guarda as panelas?
o   Quando vestimos um agasalho?
o   Quando é que bebemos água?
o   Quando é que choramos?
o   Quando é que damos risadas?
o   Quando vamos dormir?
o   Quando usamos guarda-chuva?
o   Quando acendemos a luz? Etc.
v  Representar com o corpo, elementos diversos. A pro pedirá que as crianças imitem:
o   As ondas do mar
o   Uma árvore
o   Uma barrica rolando
o   Um sorvete derretendo
o   Um manequim de vitrine, Etc.
v  Com atividades variadas como coleção, cartazes, saquinhos etiquetados etc. levar as crianças a desenvolverem o pensamento lógico e a capacidade de classificar, pedindo às crianças que formem conjuntos de figuras de:
o   Tudo que serve para comer.
o   Tudo que serve para vestir.
o   Tudo que serve para transportar.
o   Coisas que nascem na terra.
o   Coisas que vão para a geladeira.
o   O que vai para o fogo.
o   O que cabe em uma caixa de sapatos.
o   Animais de quatro patas.
o   Animais com pelo.
o   Animais com pena.
o   Meios de transporte.
o   Alimentos.
o   Objetos.
o   Móveis.
o   Peças de vestuário.
v  Reconhecimento de formas idênticas, (iguais) e diferentes.
v  Reconhecimento do próprio nome do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário,
v  Observações e manuseio de materiais impressos, como livros, revista, etc. previamente apresentados ao grupo.
TEMPO DE “ESTÓRIA”

AS “ESTÓRIAS” NESTA FASE DEVEM SER BEM CURTAS, SIMPLES, SEM ENREDO, INTEGRADAS COM MOVIMENTO, MÚSICA ETC. PODENDO INCLUSIVE SEREM INVENTADAS PELA PRÓ.      CONTINUEM SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ANTERIORES.
v  Contar “estória” com ajuda de fantoches
v  Pedir as crianças para contarem estórias ouvidas em casa.
v  Contada com ajuda de desenhos que vão sendo feitos à proporção que a “estória” vai sendo contada ou com auxilio de tapetes confeccionados pela pró (peça orientação a Marina)
v  Contada pela pro, utilizando musicas que fale o nome das crianças.
v  Contada pela pro, utilizando gravuras de um livro.
v  Contada pela pro aproveitando o tema da semana para envolvê-lo na “estória”.
v  Contada pela pro, com as crianças, dando outro nome para a “estória”.
v  Contada pela pro, com a interferência das crianças: ai...  ai...  ai...   ai ...
v  Pedir para contar aos amigos uma “estória” contada pela mamãe e/ou o papai.
v  Inventada pela pro, na qual o personagem no final ensina um versinho ao Recanto.
v  Inventada pela pro, colocando musicas conhecidas deles durante o relato da mesma.
v  Etc.
TEMPO DE DESENHO

CONTINUEM SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ANTERIORES
v  Desenhar o que mais gostou de fazer no final de semana.
v  Desenhar o que mais gostou na estória contada pela pro.
v  Desenhar o personagem da estória que menos gostou.
v  Desenhar você e os amigos brincando na Sala, com o personagem da “estória”.
v  Desenhar o papai ou o vovô contando “estória”.
v  Desenhar você no trabalho da mamãe.
v  Desenhar a pro contando “estória” na Sala.
v  Desenhar você e os amigos visitando uma padaria.
v  Desenhar em 2 quadros as profissões que mais gosta.
v  Desenhar os personagens dos temas semanais envolvidos nas mais diversas atividades.
v  Desenhar você na festa da mamãe
v  Desenhar você e os amigos enfeitando a sala para o São João.
v  ETC.

TEMPO DE IMITAÇÃO

CONTINUEM SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ANTERIORES
v  Dramatizar um passeio feito, a partir dos preparativos
v  Imitar os personagens da “estória” contada pela pro.
v  Reproduzir ações realizadas no final de semana.
v  Imitar o caminhar de vários animais.
v  Dramatizar imitando o personagem da “estória” que você mais gostou.
v  Imitar o caminhar de vários animais.
v  Cantar em dupla uma música com coreografia.
v  Dramatizar o final da “estória” imitando as ações.
v  Brincar com um jogo que tenha uma e mais tarde duas regras.
v  Imitar a pro contando “estória”.
v  Cantar em grupo uma música com coreografia.
v  Imitar uma coreografia nova para uma música já conhecida.
v  Imitar em dupla com o amigo o animal que você mais gosta.
v  Fazer imitação de personagens de temas dos projetos.
v  Brincar com um jogo que tenha uma e mais tarde duas regras.
v  Fazer através de mímicas, ações para os amigos descobrirem.
v  ETC
EXPRESSÕES E AÇÕES
Objetivo: Identificar e dramatizar expressões e ações. Identificar e dramatizar ações contrárias.
Estratégias:
v  Promover atividades de dramatização de ações. Solicitar aos alunos que imitem: pintor pintando uma parede, pescador pescando, jardineiro aguando o jardim, pessoa lendo um livro, pessoa lavando a louça etc.
v  Pedir em voz baixa a um aluno que execute determinada ação (caminhar, deitar, engatinhar, pular de pés juntos).
v  Perguntar à classe: - O que Pedro está fazendo?
v  Promover atividades em que os alunos executem determinadas ações e logo em seguida ações opostas às primeiras,
v  Exemplos: abrir e fechar porta, tampar e destampar vasilhames, abrir e fechar livro, sentar e levantar entrar e sair da sala, colocar e tirar a camiseta, subir e descer uma escada, acender e apagar a luz, rosquear e desrosquear porca em parafuso, enrolar e desenrolar barbante em carretel, abotoar e desabotoar botões, colocar e tirar sapatos, estou triste etc. - Apresentar em seguida uma expressão . Estou rindo, estou chorando, estou zangado dizer?
v  No pátio ou em local próximo a uma escada, promover a brincadeira "Macaco Simão". As crianças devem realizar apenas as ordens que o Macaco Simão emitir, não importando as ações que a professora apresentar. Assim que ela disser às crianças: _ O Macaco Simão manda vocês pularem,elas deverão pular, mesmo que a professora fique parada. Variar a brincadeira, dando-lhes ordens de sentar, ficar em pé, subir a escada etc.
v  Colocar as crianças dispostas em círculo. Pedir a uma delas que entre no interior do círculo e faça uma careta engraçada ou imite UI11 animal, ficando de frente para um colega. Se o colega rir, deverá sair da brincadeira, mas se conseguir permanecer sério toma o lugar no interior do circulo.
v   Fazer figura simples de um rosto com uma expressão fisionômica na lousa. Pedir aos alunos que reproduzam o rosto e completem livremente a figura humana.
v  •Solicitar aos alunos que dramatizem as seguintes ações:
a) criança nadando;
b) criança correndo;
c) criança andando de costas;
d) criança dormindo;
e) criança puxando um boi pela corda;
f) criança assustada quando vê um cachorro bravo;
g) criança engatinhando;
h) criança tocando flauta;
i) criança pintando parede;
j) criança estendendo roupa no varal;
I) criança pescando;
m) criança fugindo de fantasma.
v  Falar uma frase e pedir aos alunos que a repitam com a ação contrária. Dizer, por exemplo:
v  O menino está triste.
v  O foguete subiu.
v  O homem riu durante o filme.
v  A menina entrou no cinema.
v  Colocar no mural, fichas com rostos de figuras humanas recortadas ao meio. Por as fichas sem as partes sobre uma mesa. Pedir a um aluno que pegue uma ficha da mesa e coloque-a no mural completando um rosto. Fazer o mesmo com outras crianças para completar os outros rostos.
v   Pedir aos alunos que desenhem:
a) a cabeça de uma criança rindo;
b) a cabeça de uma criança chorando;
c) a cabeça de uma criança zangada.

TEMPO DE MATEMÁTICA

NENHUMA ATIVIDADE DEVE SER APRESENTADA À CRIANÇA SEM UM POR QUE.
LEMBRE QUE O QUE NÃO FAZ PARTE DA VIVÊNCIA DA CRIANÇA PARA ELA NÃO TEM INTERESSE. DEVE HAVER SEMPRE UMA PREOCUPAÇÃO EM ESTAR TRABALHANDO:
v  Encaixe.
v  Seriação.
v  Correspondência simples.
v  Reunião das partes para formar um todo.
v  Localização (espacial e temporal).
TRABALHAR ATIVIDADES QUE ENVOLVAM:
v  Encaixe.
v  Correspondência simples.
v  Reunião das partes para formar um todo.
CORES
v  Trabalhar cores, anotando quais as que conhecem e quais as desconhecidas.
v  Com objetos ou fichas diferentes agrupar as iguais e as diferentes identificando-as por cores.
v  Montar um “mural de cores” para ir colocando as cores já estudadas, à proporção que for pedindo de pesquisa e trabalhando o reconhecimento.
v  Lembre-se que todo processo lógico se estabelece através da busca do igual e diferente e que as cores e as formas geométricas são materiais riquíssimos para estabelecer o igual e o diferente.
v  Com objetos ou fichas diferentes agrupar as iguais e as diferentes identificando-as por cores.
v  Promover atividades de pintura para que os alunos usem cores primárias.
v  Colocar as crianças sentadas em círculo. Distribuir fichas amarelas, vermelhas, azuis etc, Cada aluno recebe uma ficha. Colocar no centro do círculo objetos nas cores indicadas, sendo que cada um deve possuir apenas uma cor. Solicitar que um aluno, de cada vez, se desloque para o centro do círculo, pegue um objeto com a cor de sua ficha e mostre aos colegas. Continuar a atividade até que todos tenham participado. Repetir a atividade trocando a cor das fichas de cada aluno.
v  Na época de festas juninas, organizar com as crianças a confecção de bandeirinhas com as cores estudadas.
v  Fornecer aos alunos, giz de cera, tinta guache e solicitar que desenhem ou pintem livremente.
v  Colocar no centro da rodinha figura de diversas cores. Mostrar a um aluno uma ficha amarela e solicitar que retire as figuras dessa cor. Continuar a atividade com outras cores primárias, até que todos os alunos tenham participado.
v  Distribuir aos alunos chapeuzinhos de papel com cores diferentes. Pedir às crianças de chapéu de mesma cor que dêem as mãos e formem uma roda. Solicitar que verifiquem se alguém ficou na roda errada. Fazer com que cada criança troque seu chapéu por um de outra cor e repita a atividade.
v  Dar a cada criança uma ficha colorida. Solicitar que traga de casa figuras ou objetos com a cor de sua ficha. Cada aluno deverá mostrar aos colegas, no dia seguinte, sua ficha e os objetos ou figuras que trouxe.
v  Mostrar uma ficha com determinada cor e pedir aos alunos que digam o nome de todos os objetos da sala de aula que tenham esta cor. Continuar a atividade com outras cores.
v  Colocar indicações de cores em caixas de sapatos. Deixar sobre uma mesa vários materiais de sucata (botões, canudinhos, figuras, retalhos de tecido etc.), Solicitar aos alunos que separem os materiais por cores e os coloquem nas respectivas caixas.
v  Improvisar na sala de aula um varal feito de barbante e fixar nele vários pregadores ou o desenho de peças de roupa coloridos. Solicitar a um aluno, que retire do varal todos os pregadores azuis. Continuar a atividade com outras crianças variando as cores dos pregadores ou de figuras pintadas em cores variadas.
v  Promover a hora do azul. Distribuir aos alunos várias fichas com cores diferentes e solicitar que separem somente as azuis, Continuar a atividade promovendo a hora do vermelho e a hora do amarelo.
v  Colocar sobre uma mesa várias figuras, cada uma delas devendo ter apenas uma cor. Pedir a um aluno que retire da mesa uma figura de determinada cor e a coloque no cartaz. Pedir o mesmo às outras crianças. Quando o cartaz estiver repleto de figuras, pedir a umacriança que retire uma de determinada cor e a coloque sobre a mesa. Continuar a atividade até que todos tenham participado. 
v  Levar as crianças ao pátio da escola ou a um passeio pelos seus arredores. Solicitar que mostrem objetos da cor que está sendo estudada.
v  Colocar sobre uma mesa cartões com as cores primárias. Mostrar um lápis verde e pedir a um aluno que pegue o cartão dessa cor. Repetir a atividade variando as cores, até que todos tenham participado.
v  Contar uma pequena história em que é falado o nome de três cores. Veja um exemplo: Um dia o ursinho marrom, o patinho amarelo e o papagaio verde resolveram fazer uma festa na floresta. Convidaram todos os seus amigos. Brincaram bastante, comeram muitos doces e ficaram muito felizes naquele dia.
v  Trabalhar com imitação de situações dramatizadas pela pro os conceitos de:
o   maior X menor
o   ao lado de
o   grosso X fino
o   antes X depois
o   utilize também  dois ou mais objetos para buscar semelhanças e diferenças.
v  Trabalhar com coleções figurais explorando: pertence, não pertence, todo e parte dos objetos.
v  Trabalhe a ordenação de 2 e 3 objetos.
v  Trabalhar com dramatizações conceitos de:
v Grande X pequeno
v Grosso X fino
v  Localizar objetos:
o   dentro e fora do Recanto
o   dentro e fora da caixa, de um desenho feito no chão, usando objetos,  explorando também o conceito de fronteira

TEMPO DE BANHEIRO

v  No tempo de banheiro, vá fazer a atividade programada por você para aquele tempo (pode ser contar “estória”, cantar com alguma situação problema, discutir o objeto do dia Etc.), enquanto uma vai levando um a um no banheiro. Pode programar dois tempos, um antes do lanche e outro depois.


TEMPO DE ARTES/SENSÓRIO MOTOR

Observações:

v  O TEMPO DE ARTES É SEMPRE REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DE UM MODELO LEVADO PELA PRO.
v  O TEMPO SENSÓRIO MOTOR É UM TEMPO DE ESTIMULAÇÃO DA INTELIGÊNCIA PRÁTICA, DEVE SER LIVRE EM NÍVEL DE CRIAÇÃODA CRIANÇA E REALIZADO COM A PRO FALANDO E FAZENDO JUNTO COM ELES, COM A UTILIZAÇÃO DOS MAIS VARIADOS RECURSOS MATERIAIS, PRINCIPALMENTE SUCATAS.
v  Exploração e manipulação de materiais como lápis cera, e de variados suportes gráficos como jornal, papelão, parede, chão, caixas, etc..
v  Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais.
v  Construções simples com sucatas e os mais variados materiais, ligadas ao tema.
v  Possibilidades de contato, uso e exploração de materiais como caixinhas, latinhas, diferentes papéis, papelões, copos plásticos, embalagens de produtos, pedaços de pano, etc., para as mais variadas construções, para presentear a mamãe e ilustrar os demais temas.
v  Quebra-cabeça, construídos com ajuda das crianças, (duas a quatro peças).
v  Imitação, visando principalmente as apresentações do dia da mamãe, São João e recontagem de “estórias”.
v  Trabalhos bem simples com o uso de tinta e o objetivo principal de explorar as cores, principalmente o nome e o = e # entre elas.       
v  Em todas as atividades de desenho, não deixar de fazer a tomada de consciência do mesmo, independente do nível de desenho que se encontra (rabiscação).
v  Estimular o desenvolvimento da inteligência prática através de construções bem simples com sucatas, dos mais variados objetos ou figuras folclóricas, estimulando assim o aparecimento da representação mental nas crianças.
v  Cuidar dos materiais e dos trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
v  Trabalhar técnicas novas de artes como:
o   Desenho com giz molhado
o   Desenho com massa feita com uma colher de farinha de trigo e cola branca.
o   Desenho com esponja embebida em anilinas coloridas.
o   Desenho de olhos fechados.
o   Pintura a dedo.
o   Pintura em cartolina molhada usando nanquim colorido, conta-gotas.
o   Pintura com lixa.
o   Pintura com peneira etc.
o   Colagem
o   Trabalho com massinha
o   Construção com sucatas
o   Etc.

TEMPO DE MÚSICA

v  Percepção auditiva é a capacidade de perceber, discriminar e interpretar os diversos tipos de sons. Objetivos deste nível: Perceber e identificar sons vocais e não-vocais. Prestar atenção quando os outros falam. Verificar a acuidade auditiva dos alunos.
v  Fazer com que os alunos, através de atividades variadas, sintam a diferença entre silêncio e barulho; entre sons fortes, fracos e normais;
v  Colocar no chão, fichas com figuras de animais que têm voz conhecida. Pedir a uma criança que pegue uma das fichas e imite a voz do animal que ali aparece.
v  Imitar a voz e o caminhar de um animal conhecido. Em seguida solicitar aos alunos que repitam o som e os gestos que você fez.
v  Produzir sons com diversos objetos e, entre eles, um apito. Pedir às crianças que ponham as duas mãos na cabeça toda vez que ouvirem o apito.
v  Pedir às crianças que andem ao ritmo de batidas cadenciadas, rápidas ou lentas (bater dois coquinhos, bater num tambor etc.).
v  Levar as crianças ao pátio e tampar os olhos de uma delas. Ficar longe, produzir um som e pedir à criança que caminhe em sua direção. Fazer o mesmo com os outros alunos, mudando o som produzido.
v  Colocar sobre uma mesa vários objetos diferentes. Mostrar um deles aos alunos e colocá-Io novamente entre as outras. Pedir a um aluno que venha à frente e retire da mesa somente o objeto a figura apresentada. Repetir a atividade utilizando outros objetos até que todos tenham participado.
v  Colocar três objetos no centro da rodinha e pedir aos alunos que as observem com atenção, questionando cada um dos objetos. Após algum tempo, pedir que baixem a cabeça e fechem os olhos. Retirar um objeto. Solicitar que olhem novamente para o centro da rodinha e digam o nome doobjeto retirado. Aumentar o número de objetos à medida que os alunos desenvolverem sua capacidade de memorização.
v  Trabalhar com cantigas de roda;
v  Ao som de músicas instrumentais, realizar movimentos suaves;
v  Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
v  Trabalhar com as crianças diferentes modalidades musicais explorando movimentos variados.
v  Entoar sons e canções em diferentes alturas;
v  Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola. Oeducador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando. Quando pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa;
v  Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez;
v  Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta;
v  Jogos musicais;
v  Solicitar que as crianças cantem a música que mais gostam;
v  A pró canta uma música conhecida das crianças, depois pára e pede para a turma continuar a melodia.
v  Dançar e cantar em dupla em sincronia com o amigo;
v  Brincar de mímica tendo como tema uma música;
v  Dançar interpretando a letra de uma música e imitando a pró.
v  Construção de instrumentos musicais de sucatas com as prós;
v  A pró depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
v  Dirigir a curiosidade das crianças para os diversos objetos sonoros que existem ao seu redor e que usa freqüentemente: a água da torneira, o prato e a colher, a cadeira.
v  Participação em atividades que envolvam “estórias”, brincadeiras, jogos e canções.
v  Utilizar brincadeiras, músicas, “estórias”, jogos, danças tradicionais da comunidade para ampliação do repertório histórico e cultural das crianças.
v  Ouvir música em diferentes alturas.
v  Escutar sons do ambiente: telefone, campainha, carros, sirene, canto de pássaros, latido de cachorro e etc.
v  Através de uma dramatização pedir que todas as crianças indiquem silêncio, colocando o dedo indicador diante da boca (cuidar para que não sonorizem o gesto), enquanto a pró mexe um boneco sem fazer nenhum ruído. Depois o levanta: “acordou”, e todos batem palmas ou dançam com ele.
v  Participação em jogos e brincadeiras que envolvem a dança e/ou a improvisação musical.
v  Criar as mais diferentes coreografias para as músicas trabalhadas.
v  Ensinar músicas as mais variadas ligadas aos temas trabalhados no mês (sempre pequenininhas e de fácil assimilação).
v  Ouvir e classificar sons valendo-se de vozes de animais, objetos e máquinas.
v  Os movimentos de flexão, balanceio, torção, estiramento, etc. e os de locomoção como: andar, saltar, correr, saltitar, galopar estabelece relações diretas com os diferentes gestos sonoros.

ALÉM DAS MUSICAS QUE ESTÃO NAS OFICINAS, BUSQUE MÚSICAS NOVAS E PEQUENININHAS PARA QUE POSSAM APRENDER.



MEU CORPINHO
Música: Polegares ou Frère Jacque
MEU CORPINHO, MEU CORPINHO
É ASSIM, É ASSIM.

TENHO DOIS BRACINHOS E DUAS MÃOZINHAS
QUE FAZEM ASSIM, QUE FAZEM ASSIM. (BATER PALMAS.)

MEU CORPINHO, MEU CORPINHO
É ASSIM, ÉASSIM.

TENHO BARRIGUINHA E DUAS PERNINHAS
QUE ANDAM ASSIM, QUE ANDAM ASSIM. (MOVIMENTO DE MARCHA)

MEU CORPINHO, MEU CORPINHO
É ASSIM, É ASSIM.

TENHO UMA CABEÇA E DOIS PEZINHOS
QUE FAZEM ASSIM, QUE FAZEM ASSIM. (BATER OS PÉS NO CHÃO.)


VAMOS CANTAR?
Música: Ciranda, cirandinha

COM MINHAS PERNAS VOU PULAR
E MINHA CABEÇA BALANÇAR.
OS MEUS BRAÇOS ESTICAR.
BATER PALMAS E DANÇAR.


ALIMENTE-SE BEM E CRESÇA SAUDÁVEL!

Música: Marcha soldado
FRUTAS, LEGUMES
E VERDURAS VOU COMER.
BEM FORTE E VALENTE
EU SEI QUE VOU CRESCER.

DO LEITE NÃO ME ESQUEÇO,
DA CARNE, TAMBÉM NÃO.
E SUCOS VARIADOS
TAMBÉM VOU BEBER.

AS FRUTAS

MÚSICA: BANHO DE LUA
COMO FRUTAS TODO DIA,
FICO FORTE COMO UM TOURO.
A MAÇÃ É MINHA AMIGA,
MINHA SAÚDE VALE OURO.

A BANANA AMARELINHA
ELA É MUITO GOSTOSA.

TIM, TIM, TIM, COMO SALADA.
TIM, TIM, TIM, FICO SADIO
COM FRUTAS DE VÁRIOS SABORES.
TEM VITAMINA TEM!


CUIDANDO DO CORPO
MÚSICA: PARABÉNS A VOCÊ
VAMOS DO CORPO CUIDAR
E UM BANHO TOMAR.
BONITINHOS E LIMPINHOS
TODOS VAMOS FICAR.

OS DENTINHOS ESCOVAR,
AS MÃOZINHAS LAVAR.
QUEM CUIDA DO SEU CORPO
BEM SAUDÁVEL VAI FICAR.

NA ESCOLA

MÚSICA: CIRANDA, CIRANDINHA
NA ESCOLA EU APRENDO
MUITA COISA INTERESSANTE.
A ESCOLA É PARA TODOS,
ELA ÉMUITO IMPORTANTE.

NA ESCOLA FAÇO RODINHA
E CONVERSO COM OS COLEGUINHAS.
NA ESCOLA TEM RECREIO
ONDE BRINCO SEM RECEIO.

MEUS DENTINHOS

MÚSICA: CIRANDA, CIRANDINHA
E AGORA, MINHA GENTE,
MEUS DENTINHOS VOU ESCOVAR.
VOU FICAR MUITO CONTENTE,
POIS BRANQUINHOS ELES VÃO FICAR.


MEUS OLHINHOS

MÚSICA: ATIREI O PAU NO GATO
MEUS OLHINHOS VOU PISCAR, AR, AR
E COM AS MÃOZINHAS, NHAS, NHAS
VOU PEGAR, AR, AR
NOS MEUS OUVIDOS, DOS, DOS.
NO MEU NARIZ, RIZ, RIZ
E COM A BOQUINHA, E COM A BOQUINHA MASTIGAR. NHAC!


TEMPO DE CURIOSIDADES


TUDO QUE FOR MOSTRADO E QUESTIONADO É CURIOSIDADE PARA ELES, POIS ESTÃO DESCOBRINDO O MUNDO E AS COISAS QUE OS CERCAM. GERALMENTE ESTAS CURIOSIDADES DEVEM SER ESTIMULADAS A SEREM CONTADAS EM CASA

TEMPO DE MATERIAL E JOGOS

O TEMPO DE MATERIAL ESTÁ LIGADO AOS JOGOS JÁ EXISTENTES COMPRADOS PRONTOS E OS CONSTRUÍDOS PELA PRÓ.É TEMPO DE CONSTRUIR OU JOGAR COM OS JOGOS CONSTRUÍDOS  COM  ELES.

v  Com quebra-cabeça começando com 2 peças)
v  Com brinquedos variados.
v  Com brinquedo de encaixe.
v  Com jogos variados.
v  Com o jogo construído na semana.
v  Com jogo de construção.
v  Com blocos para montagem de torres.
v   
RECURSOS


v  Músicas.
v  Pantomimas.
v  Atividades motoras.
v  Imitações.
v  Jogos
v  Construção de máscaras e ou fantasias
v  Confecção de murais.
v  Confecção de aparelhos de comunicação com sucatas.
v  Conversas informais sobre os temas.
v  Exposição dos trabalhos construídos com sucatas.
v  Lembrancinhas.
v  Versinho
v  Labirinto.
v  Colagem.
v  Brincadeiras.
v  “Estórias”
v  Danças.
v  Músicas, dramatizações
v  Montagem de teatro e “cineminha”.


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