Em conversa com moradores, funcionários e pais da creche constatamos que as crianças da Comunidade Parque da Conquista brincam pouco, por não existir no Caju área de lazer e por essa ser uma comunidade conflagrada . A violência é grande e piorou muito no ano de 2012, o que gera medo, insegurança e diminui ainda mais o acesso das crianças ao brincar, exercício fundamental ao desenvolvimento integral dos pequenos.
O brincar é algo tão importante para o desenvolvimento da criança que a Declaração Universal dos direitos da criança afirma que “... A criança deve ter todas as possibildades de entregar-se aos jogos e às atividades recreativas, que devem ser orientadas para os fins visados pela educação; a sociedade e os poderes públicos devem esforçar-se por favorecer o gozo deste direito.”
Desta forma, os educadores da creche perceberam a necessidade de incluir ainda mais as brincadeiras no planejamento e no dia-a-dia. Afinal, o brincar, a brincadeira é a linguagem que as crianças usam para se comunicar. É o mundo da fantasia, da imaginação, do “faz-de-conta, do jogo e da brincadeira. O brincar para a criança não é apenas um passatempo ou simples diversão, pois no momento da brincadeira a criança também está aprendendo conteúdos, descobrindo o mundo, sua cultura, seus conceitos e as diversidades das pessoas a sua volta. A brincadeira favorece a construção de uma rica base de conhecimentos, pois é capaz de atuar, em diversos campos educativos.
Crianças são promotoras de cultura, pois em suas interações, brincando consigo mesma ou com seus pares, agem incorporando elementos do mundo no qual vivem e produzem novas formas culturais de estabelecer relações sociais.
Neste projeto a participação das famílias é fundamental. Elas estão presentes para brincar com as crianças e ensinar as brincadeiras que já sabem e que são oriundas do nordeste ( estado onde a grande maioria dos pais nasceu e viveu).
A Creche Sempre Vida Parque da Conquista se dedica a ser um espaço para a produção de culturas infantis, no qual os pequenos brinquem com seus pares. Brincando, eles imaginam, fantasiam, constroem, modificam, experimentam, imaginam...
Nesta creche, a brincadeira é educação por excelência, pois no brincar as crianças convivem com suas diferenças, se apropriam de conhecimentos e sentimentos. É na brincadeira que as trocas ocorrem e onde se dá o desenvolvimento da imaginação e da linguagem, do exercício da iniciativa e da decisão.
Brincar é sinonimo de felicidade e de vida, e o que queremos é ver nossas crianças aprendendo através da brincadeira, da interação e da alegria!
fonte:http://crecheparqueconquista.blogspot.com.br/p/nossa-secretaria-smerj.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário