Olá pessoal, vamos falar aqui mais um pouquinho do Brincar, que é visto na maioria das vezes como "preguiça de ensinar" por parte dos professores, mas o que já podemos ver um pouco, a partir dos posts abaixo é o que o brincar é bastante importante para o desenvolvimento da criança, mas e porque?
O brincar é importante no processo de aprendizagem da criança porque quando elas brincam desenvolvem a coordenação motora e a atenção, levanta hipóteses e resolvem problemas, aguçam a sua vontade de leitura e escrita, além de vivenciar comportamentos cooperativos.
Quando o brincar é aprender?
Quando a criança sente o prazer da ação, quando há vivência das dimensões psiquicas das crianças em relação com o mundo, quando a criança vive o prazer de projetar-se no mundo em uma dinâmic a interna que promove a evolução e a maturação psicomotora e psicologica da criança.
As vezes não acreditamos mas a brincadeira é uma valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas diferentes, de compartilhar idéias, regras, objetos e brinquedos superando progressivamente o seu egocentrismo característico.
As vezes não acreditamos mas a brincadeira é uma valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas diferentes, de compartilhar idéias, regras, objetos e brinquedos superando progressivamente o seu egocentrismo característico.
Essas discussõe s e idéias sobre a importância do brincar para a aprendizagem da criança pode ser ratificada pelas palavras de Vygotsky:
Vygotsky (1998) acentua o papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil, pois é brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos.
Para Vygotsky (1998), a brincadeira, o jogo são atividades específicas da infância, na quais a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos, sendo uma atividade com contexto cultural e social. O autor relata sobre a zona de desenvolvimento proximal que é a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver, independentemente, um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de um problema, sob a orientação de um adulto, ou de um companheiro mais capaz.
fonte:http://marianacalixtopedagoga.blogspot.com.br/
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