MAPA DE
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
II
SEMESTRE/2012
2 ANOS
Coordenadora Pedagógica: Alcina Lúcia Simões
Coordenação da Educação Infantil: Juliana Ferraz Telles
PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A
SEREM DESENVOLVIDAS:
v Desenvolver
a linguagem oral enriquecendo o vocabulário.
v
Desenvolver a atenção.
v
Estimular a imaginação.
v
Estimular a criatividade.
v
Desenvolver a linguagem oral
v
Desenvolver a coordenação motora ampla.
v
Estimular e desenvolver o raciocínio lógico.
v
Desenvolver a percepção do mundo que a cerca.
v
Promover o desenvolvimento de estruturas básicas
para a formação dos esquemas de assimilação.
v
Trabalhar as características do dia e a noite, o
símbolo que marca a presença do dia (sol), e da noite (lua e estrelas).
v
Identificar o que caracteriza a primavera.
v
Estimular a socialização.
v Estimular
o respeito e cuidados como os objetos produzidos individualmente e
em grupo.
PSICOMOTRICIDADE
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
As sugestões
abaixo são apenas descrição das atividades a serem desenvolvidas, use sua
criatividade para tornar os exercícios psicomotores os mais desafiantes,
interessantes e agradáveis possíveis para levar as crianças à realização dos
mesmos de forma bastante prazerosa.
v Conhecimento do corpo:
o
Reconhecer e nomear todas as partes do corpo (não
esqueça detalhes como: sobrancelhas, cílios, narinas, joelhos, tornozelos,
pulso, cotovelo, etc.)
o
Atender ordens: levantamento de braços ou pernas,
(para cima, para baixo, mexer só a mão, só o braço, só a perna, só o pé, tocar
os joelhos, as costas, o tornozelo etc.)
o
Relacionar o seu corpo com o meio ambiente: cabeça
na mesa, em pé ao lado da cadeira, colocar as mãos nos braços do amigo, segurar
o lápis com a mão direita e levantar o braço para o alto.
o
Relacionar dois ou mais objetos: guardar o lápis no
estojo, colocar o caderno sobre a carteira etc.
o
Executar movimentos como: levantar, sentar, mexer
os pés estando sentado, etc.
v BRINCADEIRAS NA FRENTE DO
ESPELHO
Todas as atividades
devem ser feitas em frente ao espelho, sempre estimulando a observação.
Atividade 1
Incentive os pequenos a
observar a própria imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo.
Proponha brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os
braços. Estimule-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João!
Vamos fazer igual?
Atividade 2
Coloque músicas do
cancioneiro popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.)
que abordem partes do corpo ou sugiram movimentos. O objetivo é se aventurar em
novos gestos e imitar os colegas.
Atividade 3
Atividade 3
Proponha agora a
brincadeira seu-mestre-mandou. Com todos em pé, dê os comandos: Cruzar as
pernas! Ajoelhar-se! A cada posição, estimule-os a se observar e testar
possibilidades de movimento.
Atividade 4
Para brincar com
expressões faciais mostre cartazes com diversas fisionomias. Depois, sugira que
às crianças façam caretas variadas.
Atividade 5
Hora do faz-de-conta:
sugira que cada um escolhe se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou
maquiar-se. Ofereça novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.
v Trabalhe
músicas do cancioneiro popular que abordem partes do corpo ou sugiram
movimentos. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas;
v
Na rodinha, questionar: O que é ser igual? O que é
ser diferente? Realização da brincadeira do espelho: divisão da turma em duplas. As crianças
terão que imitar umas às outras, uma dupla de cada vez, no centro da rodinha. A
professora deve questionar a cada criança: O que você tem de igual ao seu
colega? O que você tem de diferente? Incentive os pequenos a observar a própria
imagem. Peça que eles toquem diferentes partes do corpo. Proponha brincadeiras
como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimule-os a
imitar os gestos dos colegas: “Veja a careta do...! Vamos fazer igual?”
v Brincadeira túnel de sucata: as
crianças devem passar pelo túnel feito com 10 caixas de papelão engatinhando ou
se arrastando;
v Brincadeira do túnel humano (como o
da quadrilha), para tornar a brincadeira mais divertida, as crianças podem ir
se abaixando aos poucos para dificultar a passagem. Estabeleça outras
dificuldades, como passar no túnel andando de costas, de lado etc.
v Utilizando de recursos de
música, estórias e muito movimento levem-os a:
·
Reconhecer e nomear partes do corpo.
·
Atender ordens: levantamento de braços ou pernas,
(para cima, para baixo, mexer só a mão, só o braço, só a perna, só o pé, tocar
os joelhos, as costas, o tornozelo etc.)
·
Relacionar o seu corpo com o meio ambiente: cabeça
na mesa, em pé ao lado da cadeira, colocar as mãos nos braços do amigo, segurar
o lápis com a mão direita e levantar o braço para o alto.
·
Relacionar dois ou mais objetos: guardar o lápis no
estojo, colocar o caderno em cima da carteira etc.
·
Executar movimentos como: levantar, sentar, mexer
os pés estando sentado, etc.
·
Mexer a cabeça para frente e para trás.
·
Olhar para cima para baixo.
·
Inventar movimentos com a boca e com os olhos ao
mesmo tempo.
·
Contar “estória” com interferência, durante a qual
se solicita que a criança, toque determinada parte do corpo.
·
Cantar canções alusivas às partes do corpo,
associando movimentos.
·
Usar jogos e brincadeiras que envolvam exercícios
de marcha, deixando que a criança siga seu ritmo.
·
Andar imitando os animais: urso (pesadão) – gatinho
– canguru – girafa (esticando o pescoço) etc.
·
Copiar posições da pro:
·
- de pé bem firme.
·
- sentados pernas esticadas.
·
- de pé braços levantados.
·
- sentados mãos na cabeça.
·
- sentados nariz no joelho.
v Viver uma expressão corporal:
·
- Imitar um rosto feliz.
·
- Imitar uma criança que chora.
·
- Imitar alguém que está bravo.
·
- Imitar o amigo
v Ampliação progressiva de destreza para colocar-se no espaço por meio de
possibilidade constante de arrasta-se, engatinhar, rolar, andar, correr,
saltar, etc.
v Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer,
escorregar, movimentar-se, dançar, etc. para ampliar gradativamente. O
conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
v Ir de um ponto a outro da escola (banheiro-sala; sala-cozinha).
v Rolar feito bastão, sem dobrar pernas nem braços, enrolando e
desenrolando-se em um lençol.
v Atividades de entrar e sair (dentro x fora) de objetos (pneus, caixas,
salas...).
v Construir chocalhos, enchendo de grãos, vasos e garrafas vazias (de
plástico).
MOVIMENTOS COM A CABEÇA, OMBROS, BRAÇOS
E PERNAS:
v Mexer a cabeça para frente e para trás.
v Olhar para cima para baixo, devagar e depressa.
v Inventar movimentos com a boca e com os olhos ao mesmo
tempo.
v Contar “estória” com interferência, durante a qual se
solicita que a criança toque
determinada parte
do corpo.
v Cantar canções alusivas as partes do corpo, associando
movimentos.
v Usar jogos e brincadeiras que envolvam exercícios de marcha,
deixando que a
criança siga seu
ritmo.
v Andar sobre linhas desenhadas, retas e curvas:
v Andar em volta do Recanto, com braços estendidos,
equilibrando saquinhos ou
v qualquer outra coisa nas costas das mãos.
v Andar imitando os animais: urso (pesadão) – gatinho –
canguru – girafa
v (esticando o pescoço) etc.
v Conte de 1 a
20 e peça para correrem sem sair do lugar.
v Prepare um labirinto ou uma pista de obstáculos para uma
corrida (os labirintos
são
importantíssimos para o desenvolvimento psicomotor).
v Copiar posições da pro:
·
De pé bem firme.
·
Sentados pernas esticadas.
·
De pé braços
levantados.
·
Sentados mãos na cabeça.
·
Sentados
nariz no joelho.
·
Viver uma expressão corporal:
Imitar um rosto
feliz.Imitar uma criança que chora. Imitar alguém que está bravo.Imitar o amigo
amuado.
v Acesso a conjuntos de maquiagem, fantasias, roupas velhas de
adultos, sapatos,
bijuterias para as brincadeiras do faz de conta.
v
Reconhecimento que ela própria é uma
elemento no espaço, identificando sua posição ( fora, dentro, perto, longe, em
cima, embaixo, ao lado) em relação a outros objetos.
v
Exploração de diferentes posturas
corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes
posições, ficar ereto apoiado nas plantas dos pés com e sem ajuda.
v
Ampliação progressiva de destreza para
colocar-se no espaço por meio de possibilidade constante de arrasta-se,
engatinhar, rolar, andar, correr, saltar, etc.
v
Participação em brincadeiras e jogos
que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se,
dançar, etc. para ampliar gradativamente. o conhecimento e controle sobre o
corpo e o movimento.
v
Situações que favoreçam o equilíbrio
durante os variados ritmos de marcha.
v
Rolar feito bastão, sem dobrar pernas
nem braços, enrolando e desenrolando-se em um lençol.
v
Atividades que proporcionem situações
que a criança recoloque (em frente, atrás, de lado, etc.) em relação aos
objetos.
v
Atividades de entrar e sair (dentro x
fora) de objetos (pneus, caixas, salas...)
v
Jogos tipo a “toca do lobo”. Uma
criança vai pegar as demais e prendê-las em sua toca (um círculo ou quadrado
desenhado no chão com giz)
v
Desenhar formas no chão. Caminhar e
deslizar objetos na fronteira das formas: o que separa o dentro e o fora da
sala?
v
Construir chocalhos, enchendo de grãos,
vasos e garrafas vazias (de plástico).
v
Através de brincadeiras e/ou
dramatizações levar as crianças a obedecerem a ordens como: “subir na mesa,
subir na cadeira, descer da cadeira, subir na caixa, passar entre as pernas de
João,” etc.
EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO GUSTATIVA:
·
Experimentar
coisas que tenham e que não tenham gosto.
·
Provar
alimentos em diferentes temperaturas.
·
Provar
alimentos fritos, assados, cozidos, crus.
·
Provar
alimentos sólidos, líquidos, crocantes, macios, duros.
·
Provar
e comparar alimentos da mesma cor, mas sabores bem diferente: sal, açúcar,
farinha de trigo comum, farinha de mandioca crua.
EXERCÍCIOS
DE PERCEPÇÃO OLFATIVA:
·
Experimentar
coisas que têm e que não têm cheiro.
·
Experimentar
odores fortes e fracos, agradáveis e desagradáveis em materiais como: vinagre,
álcool, café, perfumes.
EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO
AUDITIVA:
·
Identificar e
imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
·
Procurar a fonte
de onde se origina determinado som.
·
Brincar de cobra
cega.
·
Tocar
instrumentos musicais.
EXERCÍCIOS
RESPIRATÓRIOS:
·
Inspirar pelo
nariz e expirar pela boca.
·
Inspirar e expirar
pelo nariz.
·
Inspirar e
expirar pela boca.
·
Inspirar,
prender o ar por alguns momento, expirar.
·
Aprender a
assoar o nariz, usando um lenço e tapando ora uma narina, ora outra.
EXERCÍCIOS DE PERCEPÇÃO VISUAL:
v
Identificar
o branco e o preto.
v
Reconhecer, entre muitos, objetos que têm as cores primárias -
vermelho, azul e amarelo.
v
Agrupar objetos de acordo com suas cores.
v
Montar quebra-cabeças simples de 2 e 3 peças..
v
Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
v
Rasgar papéis com as mãos.
v
Amassar os papéis picados.
v
Confecção de colares com macarrão grosso.
v
Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
v
Massinhas de modelar.
v
Argila.
v
Brincar de faz-de-conta.
v
Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
v
Dançar.
v
Correr com e sem apoio.
v
Reconhecer e nomear partes do seu corpo.
v
Brincar com água, terra, argila, areia, barro.
v
Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
v
Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
v
Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda,
canções
folclóricas.
v
Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos: o
fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
v
Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por
baixo de mesas ou formando um túnel.
v
Andar para chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um
objeto na mão,
etc.
v
Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa.
v
Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado
de instrumentos musicais.
v
Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar
pequenosobstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de
um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
v
Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho
nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
v
Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da
linha, no sentido de ir e voltar.
v
Manipulação de material de sucata.
v
Pegar palito de dente ou fósforo e colocar dentro do potinho com
furospequenos (uso dedo indicador e polegar) da mão dominante.
v
Trabalho com músicas que explorem o esquema corporal: Minha boneca
de lata.
v
Conheço um jacaré. Cabeça ombro joelho e pé. Palminhas etc.;
v
Utilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que
as crianças percebam a diferença de temperatura entre ambos;
v
Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir,
descer, escorregar, pendurar-se e dançar.
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS
v CORRIDA DOS SENTADOS-Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem
usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja,
não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.
v RODA-RODA- Podem brincar de 2 a
50 pessoas e a regra é sempre a mesma. Cada um pega no braço do outro e forma
uma roda. Aí, todos deverão correr em sentido horário, ou seja, correrão
rodando. Depois de alguns segundos, o mestre solta seus braços e todos cairão,
provocando boas gargalhadas.
v SALÃO DE BELEZA-Organize um cantinho de maquiagem com estojos de maquiagens, pentes e
espelhos e deixe que as crianças se maquiem e penteiem. Depois, promova um
desfile bem animado! É importante aproveitar este momento para trabalhar a
auto-estima das crianças e os cuidados com a higiene pessoal;Trabalho com
músicas que explorem o esquema corporal: Conheço um jacaré, Cabeça ombro joelho
e pé, Palminhas etc.;
v
VASSOBOL - Dois rivais disputam para colocar a bola no gol
adversário através de uma vassoura. Ganha quem fizer mais gols.
v
CIRCUITO- Monte um circuito com pneus velhos, escorregador,
corda e tudo mais que a sua imaginação, o espaço e materiais permitirem.
Enumere os circuitos de 1 a
10, de modo que as crianças sigam a seqüência, o objetivo desta brincadeira é
desenvolver a percepção, concentração e coordenação.
v
O SALTO DO COELHINHO-Demarcar duas linhas. As
crianças deverão saltar de uma linha para a outra, como se fossem coelhinhos.
Aumentar a distância entre as linhas conforme forem conseguindo executar a
tarefa
v
SALADA DE FRUTAS-Atividade externa cujo
objetivo das equipes é conseguir
encontrar "frutinhas" para fazer sua salada de
frutas.Dependendo da faixa etária, pode se estabelecer uma ordem para a localização
das frutas. Monitores espalhados pela área definida vão carimbar os cartões dos
participantes com frutas conhecidas. Um monitor fantasiado de
"Bigaton" (nome fantasia para o bichinho que apodrece as frutas)
persegue as crianças para apodrecer as frutas já conquistadas, poderão ser
passados conceitos de higiene pessoal e a importância da lavagem de frutas,
legumes e verduras.
v
TOCA DO COELHO -Para a creche O número de
círculos é igual ao de crianças. Cada uma se posiciona dentro de uma toca.
Juntas, todas cantam o versinho "coelho sai da toca, um, dois,
três!". No fim da frase, todos saem de seu círculo e procuram um novo o
mais rápido que conseguirem. Nessa faixa etária, a simples troca de toca já é
um desafio.
v
REGRAS DO LABIRINTO -Uma
possibilidade é estabelecer um ponto no desenho, bem distante da criança, e
pedir para que ela chegue até lá. O desafio é seguir apenas pelas linhas
riscadas no chão.
v
REGRAS DO CIRCUITO-As crianças percorrem
trilhas riscadas no chão pisando em linhas retas e curvas. A graça é variar os
modos de completar os circuitos: caminhando depressa, pulando com os dois pés,
andando de lado ou com as mãos dadas com um amigo.
v
REGRAS DO CARACOL- Uma por vez, as crianças
saltam, de casa em casa, em direção ao centro do caracol, que é o céu. Chegando
lá, descansam e voltam à primeira casa. Elas podem pular com os dois pés e,
para isso, as casas são um pouco maiores do que as usadas com as turmas do pré.
Não vale pisar nas linhas ou fora.
v
CORRIDA DE CAVALINHO -Fazer uma fila
com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de
areia, espalhados pela área em
círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem
correndo procurando saltar os saquinhos.
v
TODO MUNDO JUNTO- Coloque várias almofadas
no chão formando um círculo (a quantidade varia conforme o número de alunos).
Peça aos alunos para se movimentarem em roda, fora das almofadas. Enquanto isso
coloque uma música bem animada para tocar. Quando a música parar, todos devem
se sentar nas almofadas. Na próxima rodada uma almofada é retirada e a música é
colocada novamente. Novamente, as crianças deverão se sentar quando ela parar.
Na terceira rodada, tire mais uma almofada e repita o mesmo procedimento. Como não caberão mais todas as crianças nas
almofadas restantes, elas terão de se sentar no colo dos colegas. Para
finalizar, deixe somente um colchonete e, quando a música parar, todos devem
dar um jeito de se sentar.
VARIAÇÃO: você pode repetir esta brincadeira com folhas de
jornal espalhadas em um espaço livre. Coloque uma música para as crianças
andarem, desviando dos jornais. Quando o som parar, todos devem encostar uma
parte do corpo solicitada por você em um jornal. A cada rodada retire uma folha
até sobrar apenas uma (as crianças terão que encostar no mesmo jornal);
v
PIRULITO
QUE BATE – BATE: Formação: Crianças em par, uma de frente para
outra. Desenvolvimento: Começam a cantar
a música, batendo com as palmas das mãos seguindo o ritmo da música. Enquanto
que uma bate com a mão esquerda outra bate coma mão na mão do amigo da frente
vice versa.
LETRA: Pirulito que bate, bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ele
Quem gosta dele sou eu
FUNÇÃO SEMIÓTICA
v
Para que a linguagem se
desenvolva converse com elas e deixe que elas tenham contato com outras
crianças. Logo verá como falará mais e cada dia mais corretamente. Conte
historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que as repita. Você verá que
um dia elas já terão até mesmo decorado a historinha e quando você a contar ela
a irá complementar.
v
Com brinquedos simples promova
o desenvolvimento das criançasestimulado-as com questionamentos e brinquedos
simples e aproveitando todo o material que faz parte do seu mundo tanto em casa
como na escola. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” com essa indagação
feitas sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro,
você ajudaa aprenderem o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua
volta.
. UTILIZAÇÃO DAS FICHAS DE LEITURA
v
Trabalhar as caixas de objetos e suas fichas,
conforme orientação , questionando, fazendo relação,comparação. Correspondência
entre: objeto e a ficha 1; ficha 1 X ficha 2; objeto X Ficha1 X ficha 2.
v
Continuar trabalhando as fichas de leitura 1/2 vocabulário
mínimo de 200 palavras (até o final do ano).
1ª FICHA – Esta ficha é a que representa o objeto através de um desenho. É o que
chamamos de SIMBOLO.
2ªFICHA– Esta ficha é o início da passagem dos símbolos (foto, desenho) para
os signos (palavras). Nesta ficha a palavra ainda não tem importância. Sua
presença se deve apenas à necessidade de dar uma construção contínua a esta
passagem.
Todos os dias devem ser apresentadas às crianças pelo menos dois objetos
ou duas fichas SIMBOLO (ficha 1), na rodinha permitindo que todos vejam,
pegue-os, manipule-os. Pergunte o que elas têm de IGUAL e DIFERENTE, procure
deixar e estimule todas as crianças para que falem. Enumere as qualidades
físicas dos objetos: cor, forma, textura, temperatura etc. Leve-os a
verbalizarem ou fale conforme a orientação dada na reunião, a descrição do
objeto, as suas funções (para que servem? Poderiam servir para outra coisa?
Para quê?)
v
Não esqueça que brincar, observar e experimentar
são atividades fundamentais, pois aprendemos a partir da experiência. Isso é
válido não só para o período sensório motor (02 anos), mas também para todos os
demais períodos do desenvolvimento da criança.
v
Brincar
de venda. Com a ficha-símbolo, comprar a ficha-índice-signo (ou qualquer outro
par de fichas de leitura).
v
Brincar
de loja. Comprar os objetos com as fichas (primeiras etc.). Arrumar os objetos
em diferentes lojas e as crianças, e com as suas fichas vão comprar, trocar
etc.
v
Trocas. Trocar
ficha 1 por ficha 2, trocar objeto por ficha etc.
v
Divida a turma em grupos e vá mostrando as fichas.
Quem ler primeiro, fica com a ficha, até ver que grupo ficou com maior número
de fichas.
v
Mostre as fichas e peça a cada criança dizer qual é
o objeto.
v
Esconder objetos de anteparos, deixando parte deles
visíveis, e pedir que as crianças digam o que está escondido.
v
A pro mostra uma série de objetos, produz sons com
eles. Depois as crianças, devem fechar os olhos (ou a pro coloca uma anteparo
que as impeçam de ver os objetos). As crianças devem dizer qual objeto está
produzindo determinado som.
v
A pro descreve um objeto com suas características e
as crianças devem dizer qual é o objeto.
v
Trabalhar bastantes quebra-cabeças ( no inicio eles
funcionam como símbolos que são reconstituídos pelos seus índices (borda, cor,
parte da figura etc.). Comece com 2 ou 3 partes e vá aumente à proporção que
fores vencendo o desafio de montar as partes dadas.
v
Conversar
é a ordem para a pró neste período, falar muito... questionar muito... cantar
muito... contar muitas “estórias”...estimular o falar para a ampliação do
vocabulário e da formação de representações mentas e esquemas de assimilação.
v
Os verbos e os substantivos devem ser à base de
todos os planos e explorados em todas as atividades inclusive não esquecer a
sua colocação de forma bem clara e correta quando estiver falando com eles.
FALE SEMPRE COM O TOM DE VOZ MAIS PARA ALTO(não gritando) E BEM
COMPASSADO, NÃO ESQUEÇA QUE É TEMPO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
QUANTO MAIS PAUSADO E CLARO VOCÊ FALAR MAIS RÁPIDO ELAS FALARÃO.
·
Espalhar fotos das crianças pelo espaço e brincar
com elas de encontrar. Pode-secantar uma canção simples como: Cadê o ..., cadê
o ..., o ... Onde é que está?;
·
Jogos em que se utiliza uma forma de expressão e
comunicação não convencional (por ex: mímica).
·
Músicas convencionais e ritmos expressivos
representando oshábitos das crianças.
·
Reconhecimento de formas idênticas, (iguais) e
diferentes.
·
Fazer um cartaz com Xerox repetidos e misturados
das fotos de todas as crianças. Brincar com as crianças de cada uma encontrar
as suas próprias fotos entre as demais;
·
Realize várias atividades e jogos de simbolização
que leve as crianças a adquirirem o conhecimento das expressões lingüísticas
utilizadas nas formas de cortesia como:
Olá!
Até
logo!
Sim.
Não.
Bom dia!
Boa
tarde!
Boa
noite!
Como
vai?
Por
favor!
Obrigado!
Felicidades!
Como
você se chama?
Quantos
anos tem?
Posso
brincar?
Até
amanhã!
Boas
férias!
Gosto de
você!
Estou
com xixi, cocô!
Estou
com sede!
Estou
com sono!
Quero
água!
Quero
leite!
Gosto!
Não
gosto!
Estou
com calor!
Estou
com frio!
Desculpe
Posso ir
ao banheiro?
Posso
sair?
Posso
entrar?
v
Realizar jogos de agilidade articulatória ( pode
utilizar também o espelho).
v
Dizer rapidamente ou aos pouquinhos:
v
Grupos de consoantes de difícil articulação: CS,
TS, PT, PR, TR.
v
Dizer sucessivamente palavras que comecem com um
determinado som: rosa, rio, rã, relógio etc.
Esses exercícios abaixo constavam no último plano ,
mesmo que tenha trabalhado este ano continuem, pois, é a base do trabalho da
Função Semiótica no período sensório motor, Crie novos estímulos para os mesmos
exercícios.
v
EXERCÍCIOS
FONOARTICULATÓRIOS:
Fazer caretas que
expressem tristeza, alegria, raiva, susto, etc.
Assoprar apitos e língua
de sogra.
Fazer bolhas de sabão.
v
EXERCÍCIOS
RESPIRATÓRIOS:
o
Inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
o
Inspirar e expirar pelo nariz.
o
Inspirar e expirar pela boca.
o
Inspirar, prender o ar por alguns momentos,
expirar.
o
Aprender a assuar o nariz, usando um lenço e
tapando ora uma narina, ora outra.
v EXERCÍCIOS DE EXPRESSÃO VERBAL E GESTUAL:
o
Contar o que vê em fotos ou gravuras, começar com
gravuras que contenham poucos elementos.
o
Contar a história de seus próprios desenhos.
o
Brincar de "o que é o que é"? Uma criança
diz: "É redonda, serve para jogar e para chutar". A respostaé:
"Uma bola".
o
Imitar ondas do mar, mesa, animais, etc., somente
com gestos.
o
Imitar algo, somente com gestos, para os colegas
adivinharam o que é se for preciso, usar sons.
v
ATIVIDADES
NA ÁREA DA PERCEPÇÃO
o
Apalpar sacos e pacotes com as mãos, a fim de
adivinhar que objetos estão dentro.
o
Andar descalço em lama, água, areia, terra,
madeira, contando depois o que sentiu.
o
Manipular objetos de madeira para poder
experimentar variações de temperatura (quente, gelado, morno).
o
Manipular objetos de madeira para poder
experimentar variações de tamanho (pequeno, médio, grande).
o
Experimentar coisas que tenham e não tenham gosto.
o
Provar alimentos fritos, assados, cozidos, crus.
o
Provar alimentos sólidos, líquidos, crocantes,
macios, duros.
o
Provar alimentos em diferentes temperaturas.
o
Provar e comparar alimentos da mesma cor, mas
sabores bem diferentes: sal, açúcar, farinha de trigo comum, farinha de
mandioca crua.
o
Experimentar coisas que tenham e não tenham cheiro.
o
Experimentar odores fortes e fracos, agradáveis e
desagradáveis em materiais como: vinagre, álcool, café, perfumes.
o
Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por
animais e fenômenos da natureza.
o
Procurar a fonte de onde se origina determinado
som.
o
Tocar instrumentos musicais.
o
Identificar o branco e o preto.
o
Reconhecer, entre muitos, objetos que têm as cores
primárias – vermelho, azul e amarelo.
o
Agrupar objetos de acordo com suas cores.
o
Agrupar objetos de acordo com suas formas.
o
Montar quebra-cabeças simples., começando com duas
peças.
v Desenvolver
vocabulário e pensamento lógico, pedindo às crianças que respondam a perguntas
como:
o
Quem trata dos nossos dentes quando doem?
o
Onde vende remédios?
o
Quem guia o caminhão?
o
Quem pesca o peixe?
o
Quem passa remédios, quando ficamos do- dói?
o
Onde guardamos nossa roupa?
o
Onde a mamãe faz a comida?
o
Onde guarda as panelas?
o
Quando vestimos um agasalho?
o
Quando é que bebemos água?
o
Quando é que choramos?
o
Quando é que damos risadas?
o
Quando vamos dormir?
o
Quando usamos guarda-chuva?
o
Quando acendemos a luz? Etc.
v Representar
com o corpo, elementos diversos. A pro pedirá que as crianças imitem:
o
As ondas do mar
o
Uma árvore
o
Uma barrica rolando
o
Um sorvete derretendo
o
Um manequim de vitrine, Etc.
v Com
atividades variadas como coleção, cartazes, saquinhos etiquetados etc. levar as
crianças a desenvolverem o pensamento lógico e a capacidade de classificar,
pedindo às crianças que formem conjuntos de figuras de:
o
Tudo que serve para comer.
o
Tudo que serve para vestir.
o
Tudo que serve para transportar.
o
Coisas que nascem na terra.
o
Coisas que vão para a geladeira.
o
O que vai para o fogo.
o
O que cabe em uma caixa de sapatos.
o
Animais de quatro patas.
o
Animais com pelo.
o
Animais com pena.
o
Meios de transporte.
o
Alimentos.
o
Objetos.
o
Móveis.
o
Peças de vestuário.
v
Reconhecimento de formas idênticas, (iguais) e
diferentes.
v
Reconhecimento do próprio nome do conjunto de nomes
do grupo nas situações em que isso se fizer necessário,
v
Observações e manuseio de materiais impressos, como
livros, revista, etc. previamente apresentados ao grupo.
TEMPO DE “ESTÓRIA”
AS “ESTÓRIAS” NESTA FASE
DEVEM SER BEM CURTAS, SIMPLES, SEM ENREDO, INTEGRADAS COM MOVIMENTO, MÚSICA
ETC. PODENDO INCLUSIVE SEREM INVENTADAS PELA PRÓ. CONTINUEM SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ANTERIORES.
v
Contar “estória” com ajuda de fantoches
v
Pedir as crianças para contarem estórias ouvidas em
casa.
v
Contada com ajuda de desenhos que vão sendo feitos
à proporção que a “estória” vai sendo contada ou com auxilio de tapetes
confeccionados pela pró (peça orientação a Marina)
v
Contada pela pro, utilizando musicas que fale o
nome das crianças.
v
Contada pela pro, utilizando gravuras de um livro.
v
Contada pela pro aproveitando o tema da semana para
envolvê-lo na “estória”.
v
Contada pela pro, com as crianças, dando outro nome
para a “estória”.
v
Contada pela pro, com a interferência das crianças:
ai... ai... ai...
ai ...
v
Pedir para contar aos amigos uma “estória” contada
pela mamãe e/ou o papai.
v
Inventada pela pro, na qual o personagem no final
ensina um versinho ao Recanto.
v
Inventada pela pro, colocando musicas conhecidas
deles durante o relato da mesma.
v
Etc.
TEMPO DE DESENHO
CONTINUEM
SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ANTERIORES
v
Desenhar o que mais gostou de fazer no final de
semana.
v
Desenhar o que mais gostou na estória contada pela
pro.
v
Desenhar o personagem da estória que menos gostou.
v
Desenhar você e os amigos brincando na Sala, com o
personagem da “estória”.
v
Desenhar o papai ou o vovô contando “estória”.
v
Desenhar você no trabalho da mamãe.
v
Desenhar a pro contando “estória” na Sala.
v
Desenhar você e os amigos visitando uma padaria.
v
Desenhar em 2 quadros as profissões que mais gosta.
v
Desenhar os personagens dos temas semanais envolvidos
nas mais diversas atividades.
v
Desenhar você na festa da mamãe
v
Desenhar você e os amigos enfeitando a sala para o
São João.
v
ETC.
TEMPO DE IMITAÇÃO
CONTINUEM SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES ANTERIORES
v
Dramatizar um passeio feito, a partir dos
preparativos
v
Imitar os personagens da “estória” contada pela
pro.
v
Reproduzir ações realizadas no final de semana.
v
Imitar o caminhar de vários animais.
v
Dramatizar imitando o personagem da “estória” que
você mais gostou.
v
Imitar o caminhar de vários animais.
v
Cantar em dupla uma música com coreografia.
v
Dramatizar o final da “estória” imitando as ações.
v
Brincar com um jogo que tenha uma e mais tarde duas
regras.
v
Imitar a pro contando “estória”.
v
Cantar em grupo uma música com coreografia.
v
Imitar uma coreografia nova para uma música já
conhecida.
v
Imitar em dupla com o amigo o animal que você mais
gosta.
v
Fazer imitação de personagens de temas dos
projetos.
v
Brincar com um jogo que tenha uma e mais tarde duas
regras.
v
Fazer através de mímicas, ações para os amigos
descobrirem.
v
ETC
EXPRESSÕES E AÇÕES
Objetivo: Identificar e dramatizar expressões e
ações. Identificar e dramatizar ações contrárias.
Estratégias:
v
Promover atividades de dramatização de ações.
Solicitar aos alunos que imitem: pintor pintando uma parede, pescador pescando,
jardineiro aguando o jardim, pessoa lendo um livro, pessoa lavando a louça etc.
v
Pedir em voz baixa a um aluno que execute
determinada ação (caminhar, deitar, engatinhar, pular de pés juntos).
v
Perguntar à classe: - O que Pedro está fazendo?
v
Promover atividades em que os alunos executem
determinadas ações e logo em seguida ações opostas às primeiras,
v
Exemplos: abrir e fechar porta, tampar e
destampar vasilhames, abrir e fechar livro, sentar e levantar entrar e sair da
sala, colocar e tirar a camiseta, subir e descer uma escada, acender e apagar a
luz, rosquear e desrosquear porca em parafuso, enrolar e desenrolar barbante em
carretel, abotoar e desabotoar botões, colocar e tirar sapatos, estou triste
etc. - Apresentar em seguida uma expressão . Estou rindo, estou chorando, estou
zangado dizer?
v
No pátio ou em local próximo a uma escada,
promover a brincadeira "Macaco Simão". As crianças devem realizar
apenas as ordens que o Macaco Simão emitir, não importando as ações que a
professora apresentar. Assim que ela disser às crianças: _ O Macaco Simão manda
vocês pularem,elas deverão pular, mesmo que a professora fique parada. Variar a
brincadeira, dando-lhes ordens de sentar, ficar em pé, subir a escada etc.
v
Colocar as crianças dispostas em círculo. Pedir
a uma delas que entre no interior do círculo e faça uma careta engraçada ou
imite UI11 animal, ficando de frente para um colega. Se o colega rir, deverá
sair da brincadeira, mas se conseguir permanecer sério toma o lugar no interior
do circulo.
v
Fazer
figura simples de um rosto com uma expressão fisionômica na lousa. Pedir aos
alunos que reproduzam o rosto e completem livremente a figura humana.
v
•Solicitar aos alunos que dramatizem as
seguintes ações:
a) criança nadando;
b) criança correndo;
c) criança andando de costas;
d) criança dormindo;
e) criança puxando um boi pela corda;
f) criança assustada quando vê um cachorro
bravo;
g) criança engatinhando;
h) criança tocando flauta;
i) criança pintando parede;
j) criança estendendo roupa no varal;
I) criança pescando;
m) criança fugindo de fantasma.
v
Falar uma frase e pedir aos alunos que a repitam
com a ação contrária. Dizer, por exemplo:
v
O menino está triste.
v
O foguete subiu.
v
O homem riu durante o filme.
v
A menina entrou no cinema.
v
Colocar no mural, fichas com rostos de figuras
humanas recortadas ao meio. Por as fichas sem as partes sobre uma mesa. Pedir a
um aluno que pegue uma ficha da mesa e coloque-a no mural completando um rosto.
Fazer o mesmo com outras crianças para completar os outros rostos.
v
Pedir
aos alunos que desenhem:
a) a cabeça de uma criança rindo;
b) a cabeça de uma criança chorando;
c) a cabeça de uma criança zangada.
TEMPO DE MATEMÁTICA
NENHUMA ATIVIDADE DEVE SER APRESENTADA À CRIANÇA
SEM UM POR QUE.
LEMBRE QUE O QUE NÃO FAZ
PARTE DA VIVÊNCIA DA CRIANÇA PARA ELA NÃO TEM INTERESSE. DEVE HAVER SEMPRE UMA
PREOCUPAÇÃO EM ESTAR TRABALHANDO:
v
Encaixe.
v
Seriação.
v
Correspondência simples.
v
Reunião das partes para formar um todo.
v
Localização (espacial e temporal).
TRABALHAR ATIVIDADES QUE ENVOLVAM:
v
Encaixe.
v
Correspondência simples.
v
Reunião das partes para formar um todo.
CORES
v
Trabalhar cores, anotando quais as que conhecem e
quais as desconhecidas.
v
Com objetos ou fichas diferentes agrupar as iguais
e as diferentes identificando-as por cores.
v
Montar um “mural de cores” para ir colocando as
cores já estudadas, à proporção que for pedindo de pesquisa e trabalhando o
reconhecimento.
v
Lembre-se que todo processo lógico se estabelece
através da busca do igual e diferente e que as cores e as formas geométricas
são materiais riquíssimos para estabelecer o igual e o diferente.
v Com
objetos ou fichas diferentes agrupar as iguais e as diferentes identificando-as
por cores.
v Promover
atividades de pintura para que os alunos usem cores primárias.
v
Colocar as crianças sentadas em círculo. Distribuir
fichas amarelas, vermelhas, azuis etc, Cada aluno recebe uma ficha. Colocar no
centro do círculo objetos nas cores indicadas, sendo que cada um deve possuir
apenas uma cor. Solicitar que um aluno, de cada vez, se desloque para o centro
do círculo, pegue um objeto com a cor de sua ficha e mostre aos colegas.
Continuar a atividade até que todos tenham participado. Repetir a atividade
trocando a cor das fichas de cada aluno.
v
Na época de festas juninas, organizar com as
crianças a confecção de bandeirinhas com as cores estudadas.
v
Fornecer aos alunos, giz de cera, tinta guache e
solicitar que desenhem ou pintem livremente.
v
Colocar no centro da rodinha figura de diversas
cores. Mostrar a um aluno uma ficha amarela e solicitar que retire as figuras
dessa cor. Continuar a atividade com outras cores primárias, até que todos os
alunos tenham participado.
v
Distribuir aos alunos chapeuzinhos de papel com
cores diferentes. Pedir às crianças de chapéu de mesma cor que dêem as mãos e
formem uma roda. Solicitar que verifiquem se alguém ficou na roda errada. Fazer
com que cada criança troque seu chapéu por um de outra cor e repita a
atividade.
v
Dar a cada criança uma ficha colorida. Solicitar
que traga de casa figuras ou objetos com a cor de sua ficha. Cada aluno deverá
mostrar aos colegas, no dia seguinte, sua ficha e os objetos ou figuras que
trouxe.
v
Mostrar uma ficha com determinada cor e pedir aos
alunos que digam o nome de todos os objetos da sala de aula que tenham esta
cor. Continuar a atividade com outras cores.
v
Colocar indicações de cores em caixas de sapatos.
Deixar sobre uma mesa vários materiais de sucata (botões, canudinhos, figuras,
retalhos de tecido etc.), Solicitar aos alunos que separem os materiais por
cores e os coloquem nas respectivas caixas.
v
Improvisar na sala de aula um varal feito de
barbante e fixar nele vários pregadores ou o desenho de peças de roupa
coloridos. Solicitar a um aluno, que retire do varal todos os pregadores azuis.
Continuar a atividade com outras crianças variando as cores dos pregadores ou
de figuras pintadas em cores variadas.
v
Promover a hora do azul. Distribuir aos alunos
várias fichas com cores diferentes e solicitar que separem somente as azuis,
Continuar a atividade promovendo a hora do vermelho e a hora do amarelo.
v
Colocar sobre uma mesa várias figuras, cada uma
delas devendo ter apenas uma cor. Pedir a um aluno que retire da mesa uma
figura de determinada cor e a coloque no cartaz. Pedir o mesmo às outras
crianças. Quando o cartaz estiver repleto de figuras, pedir a umacriança que
retire uma de determinada cor e a coloque sobre a mesa. Continuar a atividade
até que todos tenham participado.
v
Levar as crianças ao pátio da escola ou a um
passeio pelos seus arredores. Solicitar que mostrem objetos da cor que está
sendo estudada.
v
Colocar sobre uma mesa cartões com as cores
primárias. Mostrar um lápis verde e pedir a um aluno que pegue o cartão dessa
cor. Repetir a atividade variando as cores, até que todos tenham participado.
v
Contar uma pequena história em que é falado o nome
de três cores. Veja um exemplo: Um dia o ursinho marrom, o patinho amarelo e o
papagaio verde resolveram fazer uma festa na floresta. Convidaram todos os seus
amigos. Brincaram bastante, comeram muitos doces e ficaram muito felizes
naquele dia.
v
Trabalhar com imitação de situações dramatizadas
pela pro os conceitos de:
o
maior X menor
o
ao lado de
o
grosso X fino
o
antes X depois
o
utilize também
dois ou mais objetos para buscar semelhanças e diferenças.
v
Trabalhar com coleções figurais explorando:
pertence, não pertence, todo e parte dos objetos.
v
Trabalhe a ordenação de 2 e 3 objetos.
v
Trabalhar com dramatizações conceitos de:
v Grande X pequeno
v Grosso X fino
v
Localizar objetos:
o
dentro e fora do Recanto
o
dentro e fora da caixa, de um desenho feito no
chão, usando objetos, explorando também
o conceito de fronteira
TEMPO DE BANHEIRO
v
No tempo de banheiro, vá fazer a atividade
programada por você para aquele tempo (pode ser contar “estória”, cantar com
alguma situação problema, discutir o objeto do dia Etc.), enquanto uma vai
levando um a um no banheiro. Pode programar dois tempos, um antes do lanche e
outro depois.
TEMPO DE ARTES/SENSÓRIO MOTOR
Observações:
v O TEMPO
DE ARTES É SEMPRE REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DE UM MODELO LEVADO PELA PRO.
v O TEMPO
SENSÓRIO MOTOR É UM TEMPO DE ESTIMULAÇÃO DA INTELIGÊNCIA PRÁTICA, DEVE SER
LIVRE EM NÍVEL DE CRIAÇÃODA CRIANÇA E REALIZADO COM A PRO FALANDO E FAZENDO
JUNTO COM ELES, COM A UTILIZAÇÃO DOS MAIS VARIADOS RECURSOS MATERIAIS,
PRINCIPALMENTE SUCATAS.
v Exploração
e manipulação de materiais como lápis cera, e de variados suportes gráficos
como jornal, papelão, parede, chão, caixas, etc..
v Exploração
e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais.
v Construções
simples com sucatas e os mais variados materiais, ligadas ao tema.
v Possibilidades
de contato, uso e exploração de materiais como caixinhas, latinhas, diferentes
papéis, papelões, copos plásticos, embalagens de produtos, pedaços de pano,
etc., para as mais variadas construções, para presentear a mamãe e ilustrar os
demais temas.
v Quebra-cabeça,
construídos com ajuda das crianças, (duas a quatro peças).
v Imitação,
visando principalmente as apresentações do dia da mamãe, São João e recontagem
de “estórias”.
v Trabalhos
bem simples com o uso de tinta e o objetivo principal de explorar as cores,
principalmente o nome e o = e # entre elas.
v Em todas
as atividades de desenho, não deixar de fazer a tomada de consciência do mesmo,
independente do nível de desenho que se encontra (rabiscação).
v Estimular
o desenvolvimento da inteligência prática através de construções bem simples
com sucatas, dos mais variados objetos ou figuras folclóricas, estimulando
assim o aparecimento da representação mental nas crianças.
v
Cuidar dos materiais e dos trabalhos e objetos
produzidos individualmente ou em grupo.
v
Trabalhar técnicas novas de artes como:
o Desenho com giz molhado
o Desenho com massa feita com uma
colher de farinha de trigo e cola branca.
o Desenho com esponja embebida em
anilinas coloridas.
o Desenho de olhos fechados.
o Pintura a dedo.
o Pintura em cartolina molhada
usando nanquim colorido, conta-gotas.
o Pintura com lixa.
o Pintura com peneira etc.
o
Colagem
o
Trabalho com massinha
o
Construção com sucatas
o
Etc.
TEMPO DE MÚSICA
v
Percepção auditiva é a capacidade de perceber,
discriminar e interpretar os diversos tipos de sons. Objetivos deste nível:
Perceber e identificar sons vocais e não-vocais. Prestar atenção quando os
outros falam. Verificar a acuidade auditiva dos alunos.
v
Fazer com que os alunos, através de atividades
variadas, sintam a diferença entre silêncio e barulho; entre sons fortes,
fracos e normais;
v
Colocar no chão, fichas com figuras de animais que
têm voz conhecida. Pedir a uma criança que pegue uma das fichas e imite a voz
do animal que ali aparece.
v
Imitar a voz e o caminhar de um animal conhecido.
Em seguida solicitar aos alunos que repitam o som e os gestos que você fez.
v
Produzir sons com diversos objetos e, entre eles,
um apito. Pedir às crianças que ponham as duas mãos na cabeça toda vez que
ouvirem o apito.
v Pedir às
crianças que andem ao ritmo de batidas cadenciadas, rápidas ou lentas (bater
dois coquinhos, bater num tambor etc.).
v Levar as
crianças ao pátio e tampar os olhos de uma delas. Ficar longe, produzir um som
e pedir à criança que caminhe em sua direção. Fazer o mesmo com os outros
alunos, mudando o som produzido.
v
Colocar sobre uma mesa vários objetos diferentes.
Mostrar um deles aos alunos e colocá-Io novamente entre as outras. Pedir a um
aluno que venha à frente e retire da mesa somente o objeto a figura
apresentada. Repetir a atividade utilizando outros objetos até que todos tenham
participado.
v
Colocar três objetos no centro da rodinha e pedir
aos alunos que as observem com atenção, questionando cada um dos objetos. Após
algum tempo, pedir que baixem a cabeça e fechem os olhos. Retirar um objeto.
Solicitar que olhem novamente para o centro da rodinha e digam o nome doobjeto
retirado. Aumentar o número de objetos à medida que os alunos desenvolverem sua
capacidade de memorização.
v
Trabalhar com cantigas de roda;
v
Ao som de músicas instrumentais, realizar movimentos
suaves;
v
Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de
tambor;
v
Trabalhar com as crianças diferentes modalidades
musicais explorando movimentos variados.
v
Entoar sons e canções em diferentes alturas;
v
Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte
externa da roda, segurando uma bola. Oeducador segue o tempo da criança com um
instrumento de percussão e cantando. Quando pára de cantar, a criança dá a bola
à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa;
v
Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som
do apito, bater no chão com rapidez;
v
Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador
permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta;
v
Jogos musicais;
v
Solicitar que as crianças cantem a música que mais
gostam;
v
A pró canta uma música conhecida das crianças,
depois pára e pede para a turma continuar a melodia.
v
Dançar e cantar em dupla em sincronia com o amigo;
v
Brincar de mímica tendo como tema uma música;
v
Dançar interpretando a letra de uma música e
imitando a pró.
v
Construção de instrumentos musicais de sucatas com
as prós;
v
A pró depois de ter trabalhado, separadamente, as
construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
v
Dirigir a curiosidade das crianças para os diversos
objetos sonoros que existem ao seu redor e que usa freqüentemente: a água da
torneira, o prato e a colher, a cadeira.
v
Participação em atividades que envolvam “estórias”,
brincadeiras, jogos e canções.
v
Utilizar brincadeiras, músicas, “estórias”, jogos,
danças tradicionais da comunidade para ampliação do repertório histórico e
cultural das crianças.
v
Ouvir música em diferentes alturas.
v
Escutar sons do ambiente: telefone, campainha,
carros, sirene, canto de pássaros, latido de cachorro e etc.
v
Através de uma dramatização pedir que todas as
crianças indiquem silêncio, colocando o dedo indicador diante da boca (cuidar
para que não sonorizem o gesto), enquanto a pró mexe um boneco sem fazer nenhum
ruído. Depois o levanta: “acordou”, e todos batem palmas ou dançam com ele.
v
Participação em jogos e brincadeiras que envolvem a
dança e/ou a improvisação musical.
v
Criar as mais diferentes coreografias para as
músicas trabalhadas.
v
Ensinar músicas as mais variadas ligadas aos temas
trabalhados no mês (sempre pequenininhas e de fácil assimilação).
v
Ouvir e classificar sons valendo-se de vozes de
animais, objetos e máquinas.
v
Os movimentos de flexão, balanceio, torção,
estiramento, etc. e os de locomoção como: andar, saltar, correr, saltitar,
galopar estabelece relações diretas com os diferentes gestos sonoros.
ALÉM DAS MUSICAS QUE ESTÃO NAS OFICINAS, BUSQUE MÚSICAS NOVAS E
PEQUENININHAS PARA QUE POSSAM APRENDER.
MEU CORPINHO
Música: Polegares ou Frère
Jacque
MEU CORPINHO,
MEU CORPINHO
É ASSIM, É
ASSIM.
TENHO DOIS
BRACINHOS E DUAS MÃOZINHAS
QUE FAZEM ASSIM,
QUE FAZEM ASSIM. (BATER PALMAS.)
MEU CORPINHO,
MEU CORPINHO
É ASSIM, ÉASSIM.
TENHO
BARRIGUINHA E DUAS PERNINHAS
QUE ANDAM ASSIM,
QUE ANDAM ASSIM. (MOVIMENTO DE MARCHA)
MEU CORPINHO,
MEU CORPINHO
É ASSIM, É
ASSIM.
TENHO UMA CABEÇA
E DOIS PEZINHOS
QUE FAZEM ASSIM,
QUE FAZEM ASSIM. (BATER OS PÉS NO CHÃO.)
VAMOS CANTAR?
Música: Ciranda, cirandinha
COM MINHAS
PERNAS VOU PULAR
E MINHA CABEÇA
BALANÇAR.
OS MEUS BRAÇOS
ESTICAR.
BATER PALMAS E
DANÇAR.
ALIMENTE-SE BEM
E CRESÇA SAUDÁVEL!
Música: Marcha soldado
FRUTAS, LEGUMES
E VERDURAS VOU
COMER.
BEM FORTE E
VALENTE
EU SEI QUE VOU
CRESCER.
DO LEITE NÃO ME
ESQUEÇO,
DA CARNE, TAMBÉM
NÃO.
E SUCOS VARIADOS
TAMBÉM VOU
BEBER.
AS FRUTAS
MÚSICA: BANHO DE LUA
COMO FRUTAS TODO
DIA,
FICO FORTE COMO
UM TOURO.
A MAÇÃ É MINHA
AMIGA,
MINHA SAÚDE VALE
OURO.
A BANANA
AMARELINHA
ELA É MUITO
GOSTOSA.
TIM, TIM, TIM,
COMO SALADA.
TIM, TIM, TIM,
FICO SADIO
COM FRUTAS DE
VÁRIOS SABORES.
TEM VITAMINA
TEM!
CUIDANDO DO
CORPO
MÚSICA: PARABÉNS A VOCÊ
VAMOS DO CORPO
CUIDAR
E UM BANHO TOMAR.
BONITINHOS E
LIMPINHOS
TODOS VAMOS
FICAR.
OS DENTINHOS
ESCOVAR,
AS MÃOZINHAS
LAVAR.
QUEM CUIDA DO
SEU CORPO
BEM SAUDÁVEL VAI
FICAR.
NA ESCOLA
MÚSICA: CIRANDA, CIRANDINHA
NA ESCOLA EU
APRENDO
MUITA COISA
INTERESSANTE.
A ESCOLA É PARA
TODOS,
ELA ÉMUITO
IMPORTANTE.
NA ESCOLA FAÇO
RODINHA
E CONVERSO COM
OS COLEGUINHAS.
NA ESCOLA TEM
RECREIO
ONDE BRINCO SEM
RECEIO.
MEUS DENTINHOS
MÚSICA: CIRANDA, CIRANDINHA
E AGORA, MINHA
GENTE,
MEUS DENTINHOS
VOU ESCOVAR.
VOU FICAR MUITO
CONTENTE,
POIS BRANQUINHOS
ELES VÃO FICAR.
MEUS OLHINHOS
MÚSICA: ATIREI O PAU NO GATO
MEUS OLHINHOS
VOU PISCAR, AR, AR
E COM AS
MÃOZINHAS, NHAS, NHAS
VOU PEGAR, AR,
AR
NOS MEUS
OUVIDOS, DOS, DOS.
NO MEU NARIZ,
RIZ, RIZ
E COM A
BOQUINHA, E COM A BOQUINHA MASTIGAR. NHAC!
TEMPO DE CURIOSIDADES
TUDO QUE FOR MOSTRADO E QUESTIONADO É CURIOSIDADE
PARA ELES, POIS ESTÃO DESCOBRINDO O MUNDO E AS COISAS QUE OS CERCAM. GERALMENTE
ESTAS CURIOSIDADES DEVEM SER ESTIMULADAS A SEREM CONTADAS EM CASA
TEMPO DE MATERIAL E JOGOS
O TEMPO DE MATERIAL ESTÁ LIGADO AOS JOGOS JÁ EXISTENTES COMPRADOS
PRONTOS E OS CONSTRUÍDOS PELA PRÓ.É TEMPO DE CONSTRUIR OU JOGAR COM OS JOGOS
CONSTRUÍDOS COM ELES.
v
Com quebra-cabeça começando com 2 peças)
v
Com brinquedos variados.
v
Com brinquedo de encaixe.
v
Com jogos variados.
v
Com o jogo construído na semana.
v
Com jogo de construção.
v
Com blocos para montagem de torres.
v
RECURSOS
v
Músicas.
v
Pantomimas.
v
Atividades motoras.
v
Imitações.
v
Jogos
v
Construção de máscaras e ou fantasias
v
Confecção de murais.
v
Confecção de aparelhos de comunicação com sucatas.
v
Conversas informais sobre os temas.
v
Exposição dos trabalhos construídos com sucatas.
v
Lembrancinhas.
v
Versinho
v
Labirinto.
v
Colagem.
v
Brincadeiras.
v
“Estórias”
v
Danças.
v
Músicas, dramatizações
v
Montagem de teatro e “cineminha”.
Fantástico! Obrigada.
ResponderExcluirAmei, suas sugestões foram muito valiosas
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