domingo, 6 de abril de 2014

Matemática com Tia Diliam - 04 anos
























O estudo da matemática na pré-escola deve visar a 

construção de um saber

 que capacite nossas crianças a pensar e a refletir sobre a 

realidade,

 assim como a agir e transformá-la. Dessa forma, 

será possível aos nossos alunos encontrar a razão 

e o motivo

 para aprender matemática. E gostar!

 "Para que o ser humano se relacione bem

 com a Matemática

 é necessário que faça todas as relações 

possíveis entre os objetos:

 é igual, é diferente, é maior, é menor etc. 

Do ponto de vista pedagógico,

 acreditamos ser importante que o professor leve a criança a construir 

todas as relações possíveis entre os objetos, nas construções do seu próprio brincar: 

agrupar objetos por suas semelhanças; fazer classificações simples e em série; 

comparar tamanhos: maior, menor, igual etc."

 "A mesma lógica que nos faz perceber a Matemática 

desligada da vida leva o professor de Pré-escola a não querer 

enxergar sua prática além de seu cotidiano. 

Essa lógica o faz buscar

 insistentemente receitas para seu trabalho e o 

afasta da fundamentação, 

faz com que ele próprio queira manter-se limitado, 

pois é levado a crer que para trabalhar com

 crianças basta gostar delas."

fragmentos retirados do texto:  http://www.crmariocovas.sp.gov.br/inf_a.php?t=008


Nenhum comentário:

Postar um comentário