domingo, 6 de abril de 2014
Matemática com Tia Diliam - 04 anos
O estudo da matemática na pré-escola deve visar a
construção de um saber
que capacite nossas crianças a pensar e a refletir sobre a
realidade,
assim como a agir e transformá-la. Dessa forma,
será possível aos nossos alunos encontrar a razão
e o motivo
para aprender matemática. E gostar!
"Para que o ser humano se relacione bem
com a Matemática
é necessário que faça todas as relações
possíveis entre os objetos:
é igual, é diferente, é maior, é menor etc.
Do ponto de vista pedagógico,
acreditamos ser importante que o professor leve a criança a construir
todas as relações possíveis entre os objetos, nas construções do seu próprio brincar:
agrupar objetos por suas semelhanças; fazer classificações simples e em série;
comparar tamanhos: maior, menor, igual etc."
"A mesma lógica que nos faz perceber a Matemática
desligada da vida leva o professor de Pré-escola a não querer
enxergar sua prática além de seu cotidiano.
Essa lógica o faz buscar
insistentemente receitas para seu trabalho e o
afasta da fundamentação,
faz com que ele próprio queira manter-se limitado,
pois é levado a crer que para trabalhar com
crianças basta gostar delas."
fragmentos retirados do texto: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/inf_a.php?t=008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário