domingo, 8 de junho de 2014

A Importância do Desenho na Educação Infantil

A evolução do trabalho
Foto: Leo Drumond
Foto: Leo Drumond
Assim como não é recomendável apresentar obras de arte com base na estética do bonito ou feio, não é papel da escola avaliar os desenhos o mesmo esse critério. "Esse tipo de avaliação pode causar uma inibição difícil de reverter", diz o professor Cheida Sans. A melhor forma de acompanhar os avanços é evitar comparações e apenas observar o percurso de cada um e suas progressões. Sim, as crianças podem (e devem) evoluir no dia-a-dia, com a supervisão do professor(acompanhe nos quadros desta reportagem duas experiências bem-sucedidas com desenho na pré-escola, uma em Belo Horizonte e outra em Salvador).

Bons caminhos para fazer a turma evoluir incluem planejar atividades que ajudem a desenvolver o olhar, como observar ambientes, fotos, imagens de computador e histórias em quadrinhos; promover conversas sobre o fazer artístico; apresentar artistas e suas obras e, claro, oferecer uma ampla gama de materiais (giz de cera grosso, massinha, pincel, revistas, jornais, catálogos de propaganda, tesoura sem ponta, cola em bastão) e suportes de diferentes tamanhos (papel craft, papel sulfite, panos, painéis, cartolina, tecido, areia, chão, parede).

Os especialistas dizem ainda que é recomendável fazer intervenções no papel: colar figuras ou iniciar traços, para todos completarem. Da mesma forma, o diálogo com outras artes ajuda muito. Dramatizar uma obra ou colocar uma música de época torna o clima mais propício ao desenvolvimento do grupo. Finalmente, é essencial ampliar o contato com obras de arte, seja em visitas a exposições (com objetivos claros, para o antes, o durante e o depois), seja em ateliês de artistas locais.

Se você tem crianças com deficiência na sala, algumas dicas podem ser úteis. Usar uma fruta para explicar uma natureza-morta para cego, por exemplo. Fazer maquetes em relevo com os elementos do quadro usando EVA, lixa ou tapete permite que todos sintam as texturas. "Inclusão não é ter a criança na classe e ponto. É preciso que suas necessidades de aprendizado sejam contempladas", diz a arte-educadora Amanda Fonseca Tojal, coordenadora do Programa Educativo Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Quer saber mais?
CONTATOS 
Amanda Tojal
Associação de Assistência à Criança Deficiente, R. Pedro de Toledo, 1620, 04039-004, tel. (11) 5576-0982, São Paulo, SP
Centro Universitário Maria Antonia, R. Maria Antonia, 294, 01222-010, São Paulo, SP, tels. (11) 3255-7182 e 3151.4953
Escola Casa Via Magia, R. Henriqueta Catarino, 123, 40220-180, Salvador, BA, tel. (71) 3247-0068
Escola Balão Vermelho, Av. Bandeirantes, 800, 30315-000, Belo Horizonte, MG, tel. (31) 3281-7799
Isabel Bertevelli
Mônica Cintrão
Paulo Cheida Sans
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pça. da Luz, 2, 01120-010, São Paulo, SP, tel. (11) 3324-1000
Rosa Iavelberg

BIBLIOGRAFIA
O Desenho Cultivado da Criança: Prática e Formação de Educadores
, Rosa Iavelberg, 112 págs., Ed. Zouk, tel. (51) 3024-7554, 19 reais
Desenvolvimento da Capacidade Criadora, Viktor Lowenfeld e W. Lambert Brittain, 440 págs., Ed. Mestre Jou, 94 reais
Pedagogia do Desenho Infantil, Paulo Cheida Sans, 107 págs., Ed. Alínea, tel. (19) 3232-9340, 25 reais

fonte:http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/importancia-desenho-pre-escola-educacao-infantil-desenvolvimento-541441.shtml?page=4

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