“Ser professor no atual contexto se caracteriza por desafios complexos que precisam ser assumidos e vivenciados no cotidiano dos encontros com alunos. Ao refletir sobre essa situação no trabalho com bebês e crianças pequenas, pode-se afirmar que ser educador infantil é ainda mais desafiador.” (FAEL)
Dentre as características necessárias ao profissional professor de Educação Infantil, podemos citar, primeiramente, que ele precisa ter consciência de que a criança tem uma rotina diferenciada daquela do ensino fundamental. Com contextos mais livre e com atividades lúdicas e com momentos de ensino organizado em anos ou em ciclos. Conforme sua realidade, o educador vai empreender um trabalho cotidiano, respaldado em uma cultura institucionalizada e na organização do tempo, para que suas crianças cumpram determinadas normas e rotinas criadas no ambiente escolar. Uma criança pequena explora o espaço em que está inserida mediante ações coletivas e interativas. Assim como diz Arroyo (2004, p. 208) “O tempo escolar pode ser repensado em função de tempo mental, social, cultural, dos educados(as)... Não apenas a instituição tem seus tempos predefinidos, ritualizados, instituídos, mas também cada profissional e cada educando, cada coletivo social e cultural têm seus tempos pessoais e coletivos.”
A organização do tempo e do espaço precisa ser devidamente planejada, com suas atividades prevendo momentos diferenciados e criativos, que serão sistematizados conforme a faixa etária das crianças. Dentre as rotineiras podemos citar: horário da chegada e saída; alimentação; higiene pessoal; repouso; brincadeiras e momentos de explorar as atividades propostas pelo professor.
E claro, para não ficar apenas em conceitos hipotéticos cabe aqui citar o trabalho de Craidy e Kaercher (2001, p. 68) que a organização institucional da Educação Infantil em atividades de diferentes tipos para: “atividades diversificadas para livre escolha”, como as brincadeiras, o uso dos recursos da classe/escola (jogos, biblioteca, fantasias, casa de bonecas, etc), não deixando de lado as atividades corporais, musicais, dramáticas, plásticas, de linguagem
oral e escrita; tendo ainda as “atividades opcionais”, com os passeios de lazer e de cultura, festas comemorativas e tradicionais e visitas de pessoas e profissionais da comunidade; e não menos importantes, as “atividades coordenadas pelo adulto”, como, por exemplo: a construção do planejamento das atividades do dia; os jogos sensoriais, naturais, musicais, dramáticos e em grupo;a decoração e organização da sala; os relatos de histórias, poesias, parlendas, contos com auxílio de fantoches, livros, cartazes, discos e fitas.
Em tempo, podemos ainda descrever recomendar os cantinhos organizados e planejados pelos profissionais da educação: “o cantinho da leitura”, local onde se organiza a “roda” para conversar e manusear os livros; “o cantinho dos brinquedos”, com objetos, de acordo com a faixa etária da criança; e o “o cantinho do teatro” com trajes em fantasias e outros acessórios.
(texto construído para avaliação da disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, curso Pedagogia da FAEL)
fonte: http://professormarlonoliveira.blogspot.com.br/2011/10/caracteristicas-necessarias-ao.html
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